Jornalismo

“Liberdade para Assange, Já!” é a nova série radiofônica do MST

Conteúdo reafirma a prisão política do fundador do WikiLeaks, Julian Assange

|
João Pedro Stedile e Carmen Diniz participam de série radiofônica sobre a prisão de Julian Assange - MST

Com a participação do dirigente nacional do MST, João Pedro Stedile e da coordenadora do Capítulo Brasil do Comitê Internacional Paz, Justiça e Dignidade aos Povos Carmen Diniz, o MST lança nesta quinta-feira (10/2), uma série radiofônica sobre a prisão do jornalista e fundador do WikiLeaks, Julian Assange.

A série é dividida em três programas e estará disponível nas plataformas de áudios nesta quinta e nos dias 17 e 24, a partir das 11h. Os programas são informativos e formativos, com o objetivo de subsidiar os debates e entendimento das famílias assentadas e acampadas sobre a perseguição contra Assange pelos EUA e ser mais um instrumento de mobilização em torno das lutas pela sua libertação.

Com o tema “Assange: Perseguição e Luta pela Liberdade!”, o 1º programa da série abordará o significado político da sua prisão e a importância dos povos do mundo defenderem a sua libertação imediata.

Sobre o caso

Julian Assange está detido na prisão de alta segurança de Belmarsh, perto de Londres, desde abril de 2019 após o Equador revogar sua permanência em sua embaixada britânica. Assange ganhou uma primeira decisão judicial em janeiro de 2021 para não ser extraditado aos Estados Unidos. Todavia, Washington recorreu e obteve decisão favorável em dezembro, abrindo caminho para uma possível extradição.


Manifestante pela liberdade Assange em Londres, no Reino Unido. / Daniel Leal / AFP

A perseguição contra Assange pelos EUA tem ocorrido desde que o jornalista tornou públicas as ações dos governos estadunidenses que violavam a democracia, os direitos humanos e a soberania de outros países.

A publicação de milhares de documentos e correspondências do governo norte-americano, que se iniciou em 2010, revelou ações militares secretas que levaram à invasão de países do Oriente Médio como Iraque, Síria e Iêmen, além de planos dos Estados Unidos de derrubar governos eleitos e acobertar investigações por tortura contra sua Agência Central de Inteligência, a CIA. Foi revelado também que o governo norte-americano espionava outros governos, entre eles o de Dilma Rousseff, no Brasil.
Serviço

Série Liberdade para Assange, Já! – 1º episódio

Data: Quinta-feira (10/2), às 11h

Onde: No SoundCloud do MST, Spotify e Google Podcast.