ANIVERSÁRIO

PT completa 42 anos e planeja criar 5 mil comitês de luta pelo Brasil até abril

Em ano decisivo, sigla aposta na mobilização popular para conter retrocessos de Bolsonaro e eleger Lula presidente

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Partido foi fundado em fevereiro de 1980 e chegou à Presidência da República nas eleições de 2002 - Paulo Pinto/Agência PT

Fundado em fevereiro de1980, o Partido dos Trabalhadores (PT) completa 42 anos de existência nesta quinta-feira (10). Para celebrar o aniversário, um evento virtual em São Paulo vai reunir, às 18h, as principais lideranças da sigla, como os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff e o ex-ministro Fernando Haddad.

O ato político vai marcar o lançamento de um projeto que pretende criar, até abril, cinco mil comitês populares de luta em todo o país. A ideia é reforçar o trabalho de base do PT por intermédio de uma rede que envolva movimentos sociais e a população.

:: Lula supera Bolsonaro em presença digital e é o candidato mais popular nas redes ::

A estratégia é central nos dois principais objetivos da legenda para 2022: a contenção de retrocessos promovidos pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), e a eleição de Lula na corrida pela disputa presidencial de outubro.

Para a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, a legenda vive seu melhor momento dos últimos anos, sendo disparado o partido com o qual os brasileiros mais se identificam.

“O PT e o presidente Lula tornam-se a esperança do povo brasileiro de conseguir reconstruir o Brasil e garantir de novo às pessoas o direito ao trabalho, à renda, à dignidade, como estávamos fazendo nos nossos governos. Nós voltamos a esse esperançar”, afirma Gleisi.

:: Bolsonaro não levou água ao Nordeste: transposição do São Francisco estava 90% feita em 2018 ::

O PT conseguiu seu registro oficial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 11 de fevereiro de 1982, mesmo ano em que elegeu seu primeiro prefeito, Gilson Menezes, em Diadema, na Grande São Paulo. Em 1986, o recém-criado partido elegeu 16 deputados federais, incluindo Lula.

Em 2002, o partido chegou pela primeira vez à Presidência da República, com a eleição de Lula. O PT ainda venceu as eleições de 2006, novamente com o ex-metalúrgico, e em 2010 e 2014, com Dilma Rousseff.

O aniversário do partido foi um dos temas mais comentados nas redes sociais na manhã desta quinta (10). Leia comentários de lideranças do PT:

Edição: Rebeca Cavalcante