ELEIÇÕES 2022

Lula segue líder isolado, e Auxílio Brasil não muda pontuação de Bolsonaro, diz pesquisa Ipespe

Estratégia do governo federal para reverter a preferência do eleitorado do Nordeste por Lula não surtiu efeito

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Bolsonaro viajou ao Nordeste para inaugurar obra de transposição do Rio São Francisco, iniciada por Lula - Fotos: Divulgação | Montagem: Brasil de Fato

A primeira pesquisa sobre a corrida eleitoral pela Presidência da República feita pelo Ipespe (encomendada pela XP Investimentos) em fevereiro mostra estabilidade em relação ao levantamento feito na segunda quinzena de janeiro. Todas as oscilações de pré-candidatos ocorreram dentro da margem erro.

Continua após publicidade

No principal cenário testado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perdeu um ponto, mas segue liderando com 43% das intenções de voto. Seu principal oponente, o presidente Jair Bolsonaro (PL), subiu um ponto e atingiu 25%. Clique aqui para ler a íntegra do levantamento.

O levantamento mostra que o Auxílio Brasil, uma das estratégias de Bolsonaro para reverter a preferência do eleitorado do Nordeste por Lula, não surtiu o efeito esperado pelo governo federal. O benefício começou a ser pago em 18 de janeiro e já chega a 18 milhões de contemplados, segundo o Executivo.

:: 7 coisas que você precisa saber antes de ler uma pesquisa eleitoral de 2022 ::

Na semana passada, Bolsonaro foi duramente criticado por falar em "pau de arara" para se referir a nordestinos durante live presidencial. Lula respondeu a declaração com uma provocação ao chefe do Executivo: “A transposição do São Francisco foi feita por um pernambucano, em pau de arara”.

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o ex-governador Ciro Gomes (PDT) continuam empatados com 8%. João Doria tem 3%, André Janones e Simone Tebet marcam 1%, enquanto Rodrigo Pacheco, Alessandro Vieira e Luiz Felipe D’Ávila ficam abaixo disso.

O levantamento aponta possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno, já que a distância entre a soma de todos os outros candidatos (46%) e a pontuação de Lula (43%) é menor do que a margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais.

 
Pesquisas eleições 2022 - FEV
Infogram

:: Lula lidera, e Bolsonaro derrete no Nordeste: o que dizem as primeiras pesquisas de 2022? ::

No segundo cenário, sem Ciro Gomes na disputa, Lula, Bolsonaro, Doria, Simone Tebet, Rodrigo Pacheco e Alessandro Vieira ganham um ponto percentual cada. Nesse cenário, Lula supera a soma da intenção de voto nos demais candidatos por 1 ponto percentual, o que indica chances reais de vitória no primeiro turno.

No cenário de segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, o ex-presidente continua à frente, com 13 pontos de distância. Nos demais cenários, Lula vence Doria por 36 pontos, Ciro por 27 e Moro por 20. Bolsonaro perde para todos: por 12 pontos para Ciro, 6 para Doria e 3 para Moro.

A pesquisa Ipespe foi encomendada pela XP Investimentos e divulgada em 11 de fevereiro de 2021. Foram feitas 1.000 entrevistas por telefone, nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais. O índice de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-03828/2022.

Edição: Vivian Virissimo