Mercado

Lula tem 70% de chances de vencer eleição, diz relatório da Eurasia Group

Modelo matemático que traça cenários políticos e econômicos, aponta 15% de chance de vitória no primeiro turno

|
Empresa que presta consultoria para o mercado divulgou análise na sexta-feira (11) - Mauro Pimentel/AFP

Em novo relatório divulgado nesta sexta-feira (11), a consultoria Eurasia Group, que dá norte aos banqueiros em suas análises de risco, afirma que Lula (PT) tem 70% de chances de vencer as eleições de outubro e chegar ao terceiro mandato na Presidência da República.

Continua após publicidade

A consultoria estima em 20% as chances de Jair Bolsonaro (PL) vencer o pleito e em 10% uma eventual vitória de um candidato da terceira via.

“Prever eleições é essencialmente difícil com oito meses de antecedência. Mas todas as principais previsões eleitorais e modelos atuais apontam Lula como favorito para vencer, com 70% de chances, embora sua vitória não possa ser considerada uma conclusão inevitável”, diz a análise.

Leia também: Lula segue líder isolado, e Auxílio Brasil não muda pontuação de Bolsonaro, diz pesquisa Ipespe

Usando modelos matemáticos para traçar cenários políticos e econômicos, a Eurasia acredita que as chances de uma vitória do candidato do PT no primeiro turno é de 15%. A análise ainda aponta 65% de probabilidade para um segundo turno contra Jair Bolsonaro e 20% contra um candidato da terceira via.

No segundo turno contra Bolsonaro, a estimativa é que Lula tenha 70% de chances de vitória – contra 30% do oponente. O modelo acredita que a disputa seria mais acirrada em um eventual segundo turno contra um candidato da terceira, quando as chances de vitória de Lula seriam de 55% contra 45% do adversário.

Bolsonaro tentará golpe, mas sem sucesso

No relatório anterior, divulgado em janeiro – o primeiro de 2022 -, a consultoria afirma que Bolsonaro tentará golpe, mas que “os militares não seguirão nenhuma tentativa de desafiar os resultados das eleições, e o Supremo Tribunal Federal tomou medidas para cortar o financiamento de grupos online pró-Bolsonaro que alimentaram mobilizações anteriores”.

:: PSOL cria comissão com Boulos, Talíria e Juliano para negociar frente com Lula ::

De acordo com o texto, “a popularidade do presidente Jair Bolsonaro vai cair com a piora da economia, tornando Luiz Inácio Lula da Silva o favorito para vencer as eleições presidenciais de outubro”.

“A expectativa de uma vitória de Lula”, prossegue o boletim, “desestabilizará os mercados, dadas suas promessas de maiores gastos do Estado, e um Bolsonaro desesperado desafiará a legitimidade das instituições democráticas do Brasil. Mas as preocupações de que a democracia no Brasil esteja em risco ou de que Lula faça uma virada radical para a esquerda que desencadeie uma crise financeira de confiança são ambas exageradas”, conclui.