Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Sonho chinês

Análise | Jogos Olímpicos de Inverno: duas profundas mensagens da China para o mundo

Acabou a época em que os Estados Unidos detinham poder de vontade sobre vários povos e países

19.fev.2022 às 13h14
São Paulo (SP)
Elias Jabbour

Ensaio da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno - Xinhua/Xue Yuge

A abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, aos mais atentos, foi um momento especial para o povo chinês enviar duas profundas mensagens ao mundo. A primeira mensagem tem um nome: PAZ. Essa mensagem de paz é muito profunda no exato momento em que nos últimos anos os Estados Unidos capitanearam uma ofensiva para a desconstrução da imagem chinesa diante do mundo e das tensões que esse mesmo país tem provocado com a Rússia, ameaçando sua segurança nacional ao tentar militarizar sua fronteira com a Ucrânia.

Leia também: Janela para o Oriente: Rússia estreita laços com China e busca minar hegemonia dos EUA 

O recado foi enviado do jeito mais polido que o momento demandava. A abertura os jogos foi uma síntese difícil entre demonstração de domínio de várias tecnologias sem a necessidade de ser agressivo em demonstrar os avanços do povo chinês neste campo. Detalhe importante é que ao lado de grandes shows pirotécnicos típicos da futilidade ocidental, devemos lembrar dos limites impostos pelo respeito às normas de segurança da covid-19.

Por outro lado, é impossível não remeter à memória histórica. Estive em Pequim nos anos de 2004 e 2007, portanto vi a preparação da cidade para receber os Jogos Olímpicos de 2008. Fui tomado pela emoção. O estádio “Ninho dos Pássaros” tem uma simbologia muito forte não somente a mim, mas também ao povo chinês. É um dos marcos e locais a serem lembrados quando a história da restauração da dignidade do povo chinês for contada.

O “sonho chinês” de rejuvenescimento nacional e sua estratégia internacional de construção de um mundo de futuro compartilhado foram muito claros e evidentes enquanto realidade materializada na abertura do evento. Memória histórica é parte da construção da abertura de grandes eventos como esse em Pequim.

Leia mais: Estudo chinês revela contradições estadunidenses em discurso sobre democracia no mundo

A segunda mensagem é clara e evidente. Acabou a época em que os Estados Unidos detinham poder de vontade sobre vários povos e países. Os meios de comunicação controlados pelo imperialismo no ocidente tentaram de toda forma difamar a desconstruir a imagem da China, tentando criar um clima de “boicote diplomático” aos jogos. Todas as formas modernas de espalhar fake news, interferência aberta nos assuntos internos da China foram mobilizadas e o fracasso foi completo. O mundo mudou. Muito. Apesar do apelo do bloco imperialista (Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Canadá), o secretário geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, assistiu a abertura dos jogos.

A tentativa de boicote diplomático foi uma das maiores piadas diplomáticas dos últimos tempos. Uma vergonha que fica ainda maior na medida em que o mundo necessita de mais e mais cooperação para a superação da pandemia e a retomada do desenvolvimento econômico internacional. O fracasso vergonhoso da tentativa dos EUA em deslegitimar a China com o tal do ‘boicote diplomático’ mostrou que o mundo hoje é muito diferente da época em que os EUA mobilizaram mais de 50 países a boicotarem os Jogos Olímpicos de Moscou em 1980. Nesse paralelo com os Jogos Olímpicos de Moscou a velha frase de Karl Marx pode ser muito bem aplicada.

A história se repete duas vezes, como tragédia e farsa. A primeira foi sob as hostes da tragédia do erro estratégico de invasão do Afeganistão pela URSS. E agora sob a farsa da denúncia de violação de direitos humanos na China. Os Estados Unidos vivem sob intensa tensão social e racial que para muitos poderá desembocar em uma nova guerra civil. Os níveis de desigualdade social, pessoas sem moradia e violência urbana são as maiores da história. Quase 900 mil mortos decorrentes da covid-19 denunciam uma sociedade onde amplas parcelas da população simpatizam com seitas religiosas de extrema direita e a negação da ciência. Nunca os Estados Unidos tornaram o mundo um lugar tão perigoso de se viver!

A marcha chinesa rumo ao sonho de rejuvenescimento nacional está em pleno andamento, mas sem que antes tenha de enfrentar o desafio internacional imposto pelo imperialismo. É nesse momento que a inteligência milenar do povo chinês de impõe. A abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno foi suficiente para o envio dessas duas interessantes mensagens. Enquanto isso a China caminha para a realização de sua estratégia de “mundo de destino compartilhado”: após mais de dez anos de destruição por uma guerra colonial imposta pelo imperialismo com o apoio de grupos jihadistas, a esperança voltou à República Árabe da Síria que se tornou o mais novo membro da Iniciativa Cinturão e Rota.

* Elias Jabbour, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCE-UERJ). Escrito em colaboração com o Grupo de Mídia da China.

Editado por: Thales Schmidt
Tags: chinaestados unidos
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Camilo Santana anuncia financiamento de cursinhos populares em SP em ato que denunciou desmonte do ensino

Escalada de tensão

‘Trump vive da polarização’, diz professor sobre repressão a imigrantes nos EUA

Barco capturado

Itamaraty diz que ativistas sequestrados por Israel estão bem, mas destino é incerto, afirma coordenadora

TRAMA GOLPISTA

Ramagem nega monitoramento ilegal de ministros do STF pela Abin

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Encontros abertos debatem melhorias na rede de assistência social do Recife

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.