ELEIÇÕES 2022

Lula tem 48% de votos válidos e pode vencer no 1º turno, mas Bolsonaro volta a crescer, diz CNT

Estudo confirma tendência de recuo na distância de petista para ex-capitão

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Petista segue na liderança da corrida eleitoral de 2022, com chances de vitória no 1º turno - Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida eleitoral pelo Palácio do Planalto em 2022. É o que aponta pesquisa encomendada pela Confederação Nacional de Transporte (CNT) ao Instituto MDA Pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (21). Leia a íntegra.

O petista teve 42,2% das intenções de voto. Em dezembro, no mesmo levantamento, Lula tinha 42,8%. A marca atingida nas duas ocasiões representa um percentual igual ou superior à soma dos outros candidatos, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais. Por isso, o ex-presidente ainda poderia ganhar o pleito no primeiro turno.

O novo levantamento, contudo, confirmou uma queda na distância entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro. A tendência havia sido captada pela pesquisa PoderData divulgada na semana passada. Segundo o MDA, o ex-capitão cresceu quase 3 pontos percentuais desde dezembro.

:: Distância entre Lula e Bolsonaro caiu? Entenda o que diz a pesquisa PoderData ::

De acordo com o levantamento, Bolsonaro saiu de 25,6% em dezembro de 2021 para 28% em fevereiro. A distância entre os dois líderes, que era de 17,2 pontos percentuais em dezembro, caiu para 14,2, uma variação acima da margem de erro. 

A pesquisa ainda mostra o crescimento de Ciro Gomes, do PDT, que volta a assumir a terceira posição. Em dezembro, o pedetista tinha 4,9% de preferência do eleitorado. Agora, o ex-governador do Ceará aparece com 6,7%.

O ex-juiz Sergio Moro, que no levantamento anterior marcou 8,9%, recuou para 6,4%. O ex-governador João Doria (PSDB) e o deputado federal André Janones (Avante-MG) apareceram com 1,8% e 1,5%, respectivamente.

A senadora Simone Tebet (MDB), o empresário Luiz Felipe Dávila (Novo) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tiveram menos de 1% das menções no levantamento. O percentual de indecisos foi de 6% e o de votos nulos e brancos, de 6,2%.


Intenções de voto no 1º turno da eleições presidenciais de 2022 nas três últimas edições do levantamento CNT/MDA / Reprodução

Segundo turno

A pesquisa CNT também simulou cenários para o 2º turno das eleições. Lula teve 53,2% diante de Bolsonaro, que apareceu com 35,3%. Contra Doria, o petista venceu por 54,9% a 16,7%. Na disputa com Moro, o ex-presidente levou por 52,2% a 29,2%.

:: 7 coisas que você precisa saber antes de ler uma pesquisa eleitoral de 2022 ::

O único outro candidato a superar numericamente Bolsonaro é Ciro Gomes (41,9% a 37,9%). Contra Moro (34%), Bolsonaro aparece à frente (35,6%). Diante de Doria, o resultado é mais elástico pró-capitão: 41,1% a 29,8%.

Metodologia

A pesquisa do MDA foi encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada em 21 de fevereiro de 2021. Foram entrevistadas 2.002 pessoas presencialmente, dos dias 16 a 19 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09751/2022.

Edição: Rebeca Cavalcante