Educação Federal

Ministro da Educação, Milton Ribeiro, é recebido na UFRGS com protesto de estudantes

Milton Ribeiro esteve em Porto Alegre visitando a universidade; ministro é criticado como "inimigo da educação"

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Estudantes protestaram contra presença do ministro Milton Ribeiro na UFRGS, na manhã desta segunda-feira (21) - Foto: Carolina Lima

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve em Porto Alegre nesta segunda-feira (21) para realizar agendas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele foi recebido com um protesto organizado por estudantes, que levavam cartazes e faixas que nomeavam Ribeiro como "inimigo da educação".

Continua após publicidade

A manifestação aconteceu no campus dos cursos da Saúde, onde esteve o ministro. No local, houve uma concentração de cerca de 50 estudantes, que se revezaram em uma caixa de som ao microfone. Nas falas, foram criticados os cortes de recursos nas instituições federais, a nomeação do reitor Bulhões, as declarações negacionistas do ministro, entre outros pontos.

Ribeiro participou da inauguração de um novo prédio na universidade. Além disso, de acordo com a informação dada por Airton Silva, estudante de Saúde Coletiva da UFRGS e presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE Dr. Juca), uma das agendas do ministro foi com o reitor.

Airton recordou que a comunidade vem nomeando o reitor como um "interventor". Disputadas as eleições, Bulhões ficou em terceiro lugar na disputa. Mesmo assim, foi nomeado por Bolsonaro devido à articulações de aliados do presidente.

"Aqui na UFRGS o ministro não é bem vindo, este é o recado nós estudantes temos expressado na mobilização. Não compactuamos com ministro nem governo que ataca a educação e corta investimentos", afirma o estudante.

Airton também declara que hoje está sendo feito feito o debate sobre o retorno às aulas presenciais, e que a universidade não está se propondo a debater um retorno seguro, algo que os estudantes desejam.

Para a coordenadora do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFRGS, Ana Paula, a figura do atual ministro representa o retrocesso para aqueles que defendem uma universidade pública e de qualidade. Isso por ele ser o mandatário de um corte de verbas considerado "gigantesco", impactando na qualidade, na assistência de estudantes de baixa renda e até mesmo na permanência de alunos na universidade.

"Agora, que temos debatido um retorno presencial seguro, com esses cortes, vai ser muito difícil que muitos estudantes se mantenham na universidade, justamente pela falta da assistência estudantil, principalmente para os estudantes cotistas", relata.

A coordenadora afirma também que a organização e participação no ato de hoje registra o compromisso com a defesa da UFRGS e que o projeto do ministro para a educação é totalmente oposto àqueles que defendem a educação para todos.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira