Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

SIGILO

Inep exclui dados do Enem, e especialistas acusam “destruição” de indicadores da educação

Dados da edição de 2020 foram disponibilizados sem escola e município, e detalhes de provas anteriores foram apagados

22.fev.2022 às 09h49
Brasília (DF)
Paulo Motoryn

Especialistas alertam para uso descabido da Lei Geral de Proteção de Dados; dados da educação já eram "anonimizados" - Marcello Casal / Agência Brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) omitiu informações sobre a escola e o município dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ao divulgar os dados detalhados sobre o exame.

A denúncia foi feita inicialmente pelo laboratório de dados Lagom Data na manhã dessa segunda-feira (21). Em reação, pesquisadores, gestores da educação pública e especialistas em transparência criticaram a medida adotada pelo órgão do governo federal.

:: Inep e MEC entram na mira da Justiça e parlamentares veem “assédios, revisionismo e desmonte" ::

Toda a área de microdados do @inep_oficial foi para o espaço, sob o pretexto de cumprimento da LGPD. Os microdados do Censo Escolar 2021 estão num zip de 23MB (contra 1,9 GB dos microdados do Censo Escolar 2020).

— Lagom Data (@DataLagom) February 21, 2022

Em nota, o Inep afirmou que o conteúdo foi reestruturado para "suprimir a possibilidade de identificação de pessoas", supostamente atendendo aos dispositivos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Com base nesse argumento, o governo federal tirou do ar, ainda, os microdados de edições anteriores do exame e do censo da educação básica, com o argumento de adequá-los a um novo modelo de divulgação.

O Inep é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), "cuja missão é promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o Sistema Educacional Brasileiro".

Uso equivocado da LGPD

A diretora do Open Knowledge Brasil, Fernanda Campagnucci, apontou um uso equivocado da LGPD pelo Inep. Em publicação no Twitter, ela disse que os dados não permitiam a identificação de pessoas. Portanto, segunda ela, não descumpriam a proteção de dados pessoais prevista em lei.

"Mais um órgão que diz estar cumprindo a LGPD à revelia da própria LGPD – que prevê anonimização, como sempre estiveram os microdados da educação, além da transparência de dados de interesse público. Espero que a CGU passe a arbitrar esse tipo de retrocesso, como deveria", escreveu.

🚨Mais um órgão que diz estar cumprindo a LGPD à revelia da própria LGPD – que prevê anonimização, como sempre estiveram os microdados da educação, além da transparência de dados de interesse público. Espero que a @CGUonline passe a arbitrar esse tipo de retrocesso, como deveria https://t.co/8rWwAIPhDP

— Fernanda Campagnucci (@fecampa) February 21, 2022

:: TCU vai apurar atuação do Inep e do MEC na realização do Enem ::

Destruição de indicadores

A jornalista de dados Mariana Hallal, do jornal O Estado de S. Paulo, acusou o Inep de "destruir" os dados que baseiam os principais indicadores da educação brasileira. Em publicação no Twitter, citou a diferença entre o tamanho dos arquivos antes e depois da decisão governamental.

"O Inep simplesmente DESTRUIU os microdados dos principais indicadores da educação. Transformou 13 arquivos .csv (17gb) do Censo da Educação Básica em um único .csv com 300 colunas (péssimo) e 164mb. Não satisfeito, tirou todos os arquivos de anos anteriores do site", escreveu.

O @inep_oficial simplesmente DESTRUIU os microdados dos principais indicadores da educação. Transformou 13 arquivos .csv (17gb) do Censo da Educação Básica em um único .csv com 300 colunas (péssimo) e 164mb. Não satisfeito, tirou todos os arquivos de anos anteriores do site

— Mariana Hallal (@marihallal) February 21, 2022

Políticas baseadas no negacionismo

O dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, disse, também no Twitter, que a supressão dos dados fará com que as políticas públicas de educação sejam baseadas no "negacionismo bolsonarista".

:: "Situação inédita e gravíssima", diz professor da USP Daniel Cara sobre debandada no Inep ::

"Hoje a transparência na área da educação sofreu o mais grave golpe. O Inep deu fim aos microdados da educação brasileira. O impacto? A pesquisa quantitativa está inviabilizada. E a tomada de decisão educacional será baseada no negacionismo bolsonarista. Não na Ciência", afirmou.

#DENÚNCIA Hoje a transparência na área da educação sofreu o mais grave golpe. O INEP deu fim aos microdados da educação brasileira. O impacto? A pesquisa quantitativa está inviabilizada. E a tomada de decisão educacional será baseada no negacionismo bolsonarista. Não na Ciência.

— Daniel Cara – Educação e Ciência (@DanielCara) February 21, 2022

Atitude criminosa

O ex-secretário municipal e estadual de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider, disse em sua conta no Twitter que considera a decisão do governo federal "criminosa".

"Os microdados da educação – que servem a pesquisadores e a formuladores de políticas públicas – foram retirados do site do INEP, Instituto responsável pelas estatísticas educacionais brasileiras. O Estado – em todos os níveis – vai se tornando mais opaco. Isso é criminoso", escreveu.

Os microdados da educação – que servem a pesquisadores e a formuladores de políticas públicas – foram retirados do site do INEP, Instituto responsável pelas estatísticas educacionais brasileiras. O Estado – em todos os níveis – vai se tornando mais opaco. Isso é criminoso. https://t.co/am0wPE60CB

— Alexandre Schneider (@alexandres01) February 21, 2022

Editado por: Rebeca Cavalcante
Tags: eneminep
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Comida Saudável

Centro Ecológico celebra 40 anos de agroecologia no RS: ‘É uma agricultura que esfria o planeta’

CULTURA VIVA

Projeto de educação tradicional fortalece quilombo urbano e comunidade em Porto Alegre

CERCO A GAZA

‘Israel testa limites da lei internacional há décadas’, diz historiadora sobre ‘captura ilegal’ da Flotilha da Liberdade

SEGUE O JOGO

Negociações comerciais entre EUA e China se estenderão pelo segundo dia

Arte e vida

‘Ecologia sem luta de classes é jardinagem’: cinedebate conecta Chico Mendes à crise climática no Sul

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.