ENQUANTO ISSO...

Bolsonaro ignora Ucrânia e inaugura travessia em SP; Itamaraty mostra "preocupação" com crise

Nota do governo fala apenas em "preocupação" com ataques no leste europeu, mas presidente fica em silêncio sobre assunto

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Presidente vestiu camiseta do América de Rio Preto, um dos times de futebol da cidade - Reprodução/TV Brasil

Depois de um silêncio de algumas horas na manhã desta quinta-feira (24), o Ministério das Relações Exteriores publicou uma nota oficial sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia. No comunicado, o Itamaraty afirma que "acompanha com grave preocupação a deflagração de operações militares".

A diplomacia brasileira pede ainda a "suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão". Leia a íntegra da nota ao final desta reportagem.

:: Rússia inicia operação militar em Donbass; Ucrânia fecha espaço aéreo e acende alerta em Kiev ::

O presidente Jair Bolsonaro (PL), no entanto, ainda não se manifestou sobre o tema nesta quinta. Ele está em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, acompanhado de assessores e ministros, como Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), pré-candidato ao governo paulista.

A justificativa oficial da viagem a São Paulo é a participação na inauguração de uma travessia urbana da cidade, localizada na BR-153. Pela manhã, Bolsonaro foi recebido por apoiadores no saguão do aeroporto de São José do Rio Preto.

:: "Somos solidários à Rússia": bolsonaristas negam que frase foi dita, mas ela ocorreu; assista ::

Depois da aglomeração na chegada, o presidente saiu em carreata acompanhado por vários motociclistas. O clima no evento de inauguração da travessia urbana, o clima foi de campanha eleitoral.

O mestre de cerimônia chegou a pedir ao público: “Põe no 22 aí”, em referência ao número do PL, novo partido do presidente. Durante a tarde, Bolsonaro participa da cerimônia de inauguração dos Reservatórios do Córrego Ipiranga, na capital paulista.

De acordo com informação obtidas em sua agenda oficial, o retorno de Bolsonaro para Brasília está programado para as 17h, quando ele deve pousar na Base Aérea da capital federal.

Leia a íntegra da nota do Itamaraty:

O Governo brasileiro acompanha com grave preocupação a deflagração de operações militares pela Federação da Rússia contra alvos no território da Ucrânia. O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil.

Como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica, em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções orientadas pela Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional, sobretudo os princípios da não intervenção, da soberania e integridade territorial dos Estados e da solução pacífica das controvérsias.

Edição: Rodrigo Durão Coelho