CONTRA PERSEGUIÇÃO

Onda de protestos pela libertação de Assange chega a seis capitais brasileiras nesta sexta (25)

Dia internacional pela liberdade do fundador do Wikileaks tem mobilização em consulados e embaixadas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Governos de Lula e Dilma foram alvos de violações reveladas por Assange - Daniel Leal-Olivas/ AFP

Seis capitais brasileiras estão recebendo nesta sexta-feira (25) protestos favoráveis à liberdade de Julian Assange. Fundador do Wikileaks, ele foi responsável por tornar públicos documentos que comprovaram violações cometidas pelo governo dos EUA contra populações e governos.

A mobilização faz parte do Dia Internacional de Mobilizações para Liberdade de Assange e ocorrerá em Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Os atos são realizados em frente aos consulados e às embaixadas do Reino Unido e dos Estados Unidos.

Leia mais: Ato pela liberdade de Assange em Brasília acontece nas embaixadas dos EUA e do Reino Unido

Nos Estados Unidos, jornalistas, políticos e juristas realizam, em Nova York, o Tribunal de Belmarsh, instância judicial simbólica inspirada pelo Tribunal Russell-Sartre de 1966, quando representantes de 18 países se reuniram para responsabilizar os Estados Unidos por seus crimes de guerra no Vietnã.

Em torno do tribunal foi articulada a mobilização nas ruas em várias cidades como Bogotá, Buenos Aires, Joanesburgo, Nova York, Kathmandu e Cidade do México, além das capitais brasileiras de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.

:: As inestimáveis contribuições do Wikileaks para o jornalismo e movimentos populares ::

Luta contra a extradição 

A Assembleia Internacional dos Povos (AIP) e a Internacional Progressista, que articulam a mobilização internacional, afirmam que o objetivo é cobrar a libertação de Assange, perseguido pelo governo dos Estados Unidos há 12 anos. 

Neste momento, o ativista luta para não ser extraditado para os Estados Unidos, onde deverá cumprir pena de prisão perpétua. A Justiça britânica autorizou, no dia 24 de janeiro, Assange a recorrer à Suprema Corte contra a decisão sobre sua extradição, determinada em dezembro de 21.

:: Lula e Dilma pedem a libertação de Assange em carta de líderes da esquerda ::

"É uma luta anti-imperialista, é uma luta fundamental no que diz respeito a revelações da verdade sobre os crimes de guerra. Imagina só se o Assange estivesse revelando crimes de guerra da China, por exemplo? Ele estaria sendo tratado pelos EUA como um herói. Agora, como ele está revelando crimes de guerra dos EUA e seus aliados, tem essa perseguição política ", declarou Giovani del Prete, Secretaria Operativa da AIP.

O governo brasileiro foi alvo das violações denunciadas pelo fundador do Wikileaks, durante os mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff. Documentos vazados revelaram inúmeras as ações de espionagem do governo norte-americano contra membros do governo e contra a Petrobras.

 

Confira os locais e horários dos protestos no Brasil:

São Paulo

Consulado Geral do Reino Unido – Rua Ferreira de Araújo 741 - Pinheiros | 11h 

 

Brasília

Embaixada dos EUA (SES - Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03), segue para Embaixada do Reino Unido (SES Avenida das Nações quadra 801 conjunto K lote 8) | 9h30

 

Porto Alegre

Consulado Geral dos EUA -Avenida Assis Brasil, 1889 -Passo D’Areia | 12h

 

Recife

Edifício Thomas Edison - Av. Gov. Agamenon Magalhães, 4775 - Ilha do Leite | 9h


 

Rio de Janeiro

Consulado dos EUA - Avenida Presidente Wilson, Centro | 8h30

 

Belo Horizonte

Escritório da Embaixada dos EUA – Avenida do Contorno 4520 - Santa Efigênia | 10h

Edição: Rebeca Cavalcante