ONLINE

Comprar na OLX é seguro?

Em casos de transações mal sucedidas, o Judiciário tem entendido que o site serve como uma plataforma de anúncios

Ouça o áudio:

A compra pelo OLX pode ser mais segura se o comprador tomar algumas medidas - Foto: Shutter Stock
O ideal é ter cuidado no momento da compra, estabelecendo contatos presenciais

Muitas pessoas têm dúvidas se é seguro realizar compras pelo site OLX e, por isso, é importante compreender alguns aspectos sobre suas transações. As pessoas inserem anúncios na OLX e toda a transação é combinada direto com o vendedor, assim como a forma de pagamento. 

Algumas compras podem ser realizadas pela plataforma, com serviço de pagamento e entrega, porém, muitos anúncios não têm essa opção disponível. Nessa situação, a compra pelo OLX pode ser mais segura se o comprador tomar algumas medidas, como conversar com o anunciante para obter mais informações sobre o produto, combinar de verificar presencialmente o objeto da compra e realizar o pagamento somente no momento da entrega. 

:: Conheça o podcast “Nossos Direitos” no Spotify, clique aqui! ::

Em casos de transações mal sucedidas, o Judiciário tem entendido que o site serve como uma plataforma de anúncios, não o responsabilizando, por exemplo, por situações de fraude, o que não cabe indenizações ou estornos de valores pagos. Por conta disso, o ideal é ter cuidado no momento da compra, estabelecendo contatos presenciais.

Jonathan Hassen é advogado popular.

 

 

 

Edição: Larissa Costa