Ouça e Assista

Tempero da Notícia: Bolsonaro e Mourão entram em conflito sobre guerra entre Rússia e Ucrânia

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990; durante sua trajetória, já passou pela Folha de S.Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Willians Campos

Na madrugada da última quinta-feira (24), a Rússia começou uma invasão ao território ucraniano para impedir o avanço da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nas proximidades de suas fronteiras. Essa é a maior operação militar desde o fim da Segunda Guerra Mundial. As repercussões do confronto no Brasil e no mundo são destaques desta semana no Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

No continente europeu, a Ucrânia lamenta atuar sozinha no confronto contra a Rússia. Possíveis aliados, como os Estados Unidos e inclusive membros europeus da Otan, têm afirmado veementemente que não entrarão na guerra. Materiais bélicos e ajudas financeiras foram mantidas, mas o exército ucraniano sabe que terá que atuar sozinho até o fim do confronto.

::Guerras pelo mundo: Síria, Somália e Iêmen também sofreram ataques aéreos nos últimos dias::

Assista ao Tempero da Notícia na íntegra:


As sanções impostas ao governo russo e aos principais quadros do Kremlin pelos Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido não parecem demover a Rússia de atingir seus objetivos, que, segundo o presidente Vladimir Putin, seriam de desarmar e desnazificar o território ucraniano.

Bolsonaro versus Mourão

Já no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), divergem sob o papel do país na guerra. Enquanto Mourão defende uma ação mais direta em retaliação à Rússia, Bolsonaro adotou tom neutro. Nesta sexta-feira (25), chegou a dizer que as palavras do vice não devem ser levadas em conta e são uma "peruada".

O ex-presidente Lula, no entanto, se posicionou mais firmemente em relação ao diálogo. Segundo Lula, "ninguém pode concordar com guerra, ataques militares de um país contra o outro. A guerra só leva a destruição, desespero e fome. O ser humano tem que criar juízo e resolver suas divergências em uma mesa de negociação, não em campos de batalha", defendeu Lula.

:: Lula sobre conflito entre Rússia e Ucrânia: "Não me conformo em ter que falar de guerra" ::

Sergio Moro

No quadro Panela de Pressão desta semana, o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro. Desde sua empreitada político-judiciária, que foi a deflagração da operação Lava Jato, recheada de prisões arbitrárias e provas forjadas, como a do ex-presidente Lula, até o seu último trabalho remunerado, na consultoria Alvarez & Marsal, que prestou auxílio na recuperação de empresas prejudicadas pela própria Lava Jato, Moro se tornou uma das figuras mais controversas da política nacional. 

Pré-candidato à presidência, sua candidatura não consegue decolar. Desde o início das pesquisas, seu nome não ultrapassa os 9% de intenções de voto. Há quem cogite que o ex-juiz desista do pleito.

Descriminalização do aborto na Colômbia

Já no Cafezinho, uma homenagem à luta das mulheres na Colômbia, que conseguiram pressionar o judiciário colombiano pela aprovação da descriminalização do aborto. Agora, mulheres que optarem pelo procedimento até a 24ª semana de gravidez, não sofrerão mais os riscos de prisões arbitrárias.

Onde assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h00, no YouTube do Brasil de Fato e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Rodrigo Durão Coelho