O que abre e fecha

Carnaval: saiba o que vai funcionar durante o feriado

Com o avanço da vacinação contra a covid-19, estima-se que o fluxo de carros nas estradas vai ser maior que ano passado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Portela Carnaval
Com a disseminação da variante ômicron, as festas foram suspensas em diversos estados brasileiros - raphael David/Riotur

Às vésperas de mais um carnaval pandêmico, com cidades como São Paulo e Rio de Janeiro adiando os desfiles de escolas de samba e diversos municípios proibindo blocos de rua para evitar aglomerações, muitas pessoas podem estar na dúvida sobre quais serviços estarão abertos. 

O carnaval começa neste sábado (26) e vai oficialmente até terça (1), tendo ainda aquele “chorinho” da quarta-feira de cinzas (2). Não sendo considerado feriado nacional muitas definições sobre atividades funcionando são decisões de cada município.  

:: Museu Oscar Niemeyer estará aberto ao público durante o Carnaval ::

Os serviços descritos abaixo, no entanto, valem para todo território nacional: 

Bancos 

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) o calendário de feriados bancários está mantido. Assim, agências não vão atender o público entre a segunda-feira (28) e a terça (1).  

Contas de água, energia, telefone e carnês com vencimento nesses dias poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (2). Nesse dia, o expediente começa às 12h.  

Estradas 

A previsão feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) é de que, com a crescente imunização contra o coronavírus, o movimento nas estradas deve ser mais intenso nesse carnaval.  

O pico de saída para o feriado deve seguir até a manhã deste sábado (26). Se espera que o fluxo de veículos voltando alcance seu auge na noite de terça-feira (1).  

A PRF anunciou que montou um esquema com reforço de agentes em trechos estratégicas das rodovias federais. Um dos focos será no combate à direção sob efeito de álcool.  

INSS 

As agências do INSS de todo o país estarão fechadas durante o feriado. O atendimento será retomado na quarta (2) a partir das 14h, mas apenas para os segurados que tiverem feito o agendamento.  

Se você fez um agendamento para a quarta-feira de manhã, o próprio INSS fará a remarcação. Ligue no número 135 para saber qual o seu novo horário.  

A central de atendimento 135 vai funcionar normalmente, de segunda a sábado das 7h às 22h. 

Correios 

Os correios também fecharão suas agências durante boa parte do feriado. As agências que abrem aos sábados o farão normalmente.  

Porém, na segunda e terça as agências estarão fechadas e também não funcionará a Central de Atendimento aos Correios (CAC). Esta última volta a ficar disponível na quarta às 8h. 

Já as entregas e o atendimento ao público serão retomados a partir das 12h da quarta-feira (2).  

Essas regras não valem para os locais em que, por decreto estadual ou municipal, tenham antecipado o carnaval. Nesse caso, os correios funcionarão normalmente.  

Vacinação 

A aplicação da vacina contra a covid-19 terá seu calendário estabelecido por cada administração municipal. O indicado é que se busque as informações da sua cidade na respectiva Secretaria de Saúde. 

Na capital paulista, por exemplo, a vacinação estará disponível durante o fim de semana e o feriado de carnaval em postos específicos.  

No sábado (26) o imunizante vai ser aplicado em crianças nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAS) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No domingo (27), apenas para adolescentes e adultos, haverá vacinação em farmácias da avenida Paulista e nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa Lobos, da Independência e da Juventude.  

Já nos dias 28 e 1, as AMAs e as UBSs vacinam o público em geral.

 

Edição: Vivian Virissimo