Conflito na Ucrânia

Jogadores brasileiros que estavam abrigados em Kiev deixam a capital em comboio de carros

Vídeo que circula nas redes sociais expõe o desespero dos brasileiros que estavam na Ucrânia

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Em vídeo, brasileiros na Ucrânia pedem ajuda para deixar o país - reprodução/vídeo

Os jogadores brasileiros do Shakhtar, Dínamo e seus familiares que estavam abrigados em um hotel de Kiev, deixaram o hotel uraniano na tarde deste sábado (26). O momento em que os atletas deixam o local em um comboio de carros expressa o cenário de desespero em meio ao conflito. Os brasileiros embarcaram no trem rumo à cidade de Chernivtsi, no Oeste da Ucrânia. De lá, seguirão para Romênia. O apoio foi oferecido pelo Itamaraty.

Continua após publicidade

:: "Uma coisa é o Brasil e outra é o Bolsonaro", diz pesquisador sobre posição brasileira na ONU ::

Maria Souza, esposa do zagueiro Marlon, do Shakhtar, relatou a saída do hotel no vídeo. "Estamos indo para a estação de trem agora, estou com três crianças aqui. Tá tudo muito assustador".

Diante da crise do conflito do leste Europeu, muitos brasileiros e brasileiras que vivem na Ucrânia tentam sair do país após os bombardeios russos. De acordo dados do Itamaraty, atualmente, cerca de 500 brasileiros vivem na Ucrânia.

:: Tropas russas chegam à capital Kiev; pressões por sanções aumentam ::

Promessa

Na tarde deste sábado (26), a Força Aérea Brasileira (FAB) em conjunto com o Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores, divulgou que colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia.

Na postagem nas redes sociais não foi especificado que brasileiros devem ser atendidos na ação e nem quantos.

Edição: Lucas Weber