Conflito

Putin ordena prontidão de armas nucleares russas

Presidente anuncia decisão em discurso na televisão estatal e cita "agressividade" da Otan

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O presidente russo Vladimir Putin participa de uma cerimônia de colocação de coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido, no Kremlin, 23 de fevereiro de 2022. - Alexey Nikolsky / Sputnik / AFP

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou estado máximo de alerta das forças de controle nuclear russo neste domingo (27). Ele citou "declarações agressivas" da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) como justificativa para a decisão.

“Como vocês podem ver, países do Ocidente não só tomam medidas não amistosas contra nós na dimensão econômica, eu me refiro às sanções que todos conhecem bem e também aos principais dirigentes que lideram a Otan que se permitem fazer declarações agressivas em relação ao nosso país”, afirmou em fala pela TV estatal russa. 

Putin também citou "deterrência" em sua fala, um termo utilizado nos meios militares como uma forma de dissuadir outro país de uma ação por meio da demonstração de força.

"Dessa forma, comando ao ministro da Defesa para que as forças de deterrência do país estejam de prontidão", afirmou o presidente russo em coletiva junto com o Ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e o Chefe do Estado Maior, Valery Gerasimov.

A Otan, e os Estados Unidos, já afirmaram que não irão enviar tropas ou intervir militarmente no conflito entre Ucrânia e Rússia.

Na sexta-feira (25), a Otan afirmou que a Rússia "tem total responsabilidade" pelo conflito e que "ninguém deve ser enganado pela enxurrada de mentiras do governo russo".

:: Conflito na Ucrânia: acompanhe as últimas notícias ::

"Movimentamos forças terrestres e aéreas defensivas na parte oriental da Aliança e meios marítimos em toda a área da Otan. Ativamos os planos de defesa da Otan para nos prepararmos para responder a uma série de contingências e proteger o território da Aliança, inclusive recorrendo às nossas forças de resposta. Agora estamos fazendo significativos desdobramentos de forças defensivas adicionais para a parte leste da Aliança", afirmou a Otan.

A aliança militar atlântica ainda destacou que está firme defesa seu Artigo 5 — que estabelece que um ataque contra um dos países membros da Otan deve ser respondido por todos os países do bloco.

A Ucrânia não faz parte da Otan e a entrada dos ucranianos na aliança é um dos pontos-chave do atual conflito.

Sanções econômicas e espaço aéreo fechado

Como represália pela invasão da Ucrânia, a Rússia foi excluída do Swift, o sistema que opera as finanças globais. Diversos países da Europa também anunciaram que fecharam seus espaços aéreos para aeronaves russas.

Na parte bélica, tropas da Rússia estão nas proximidades da capital da Ucrânia, Kiev, e o governador de Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana, anunciou que repeliu um ataque russo nas últimas horas.

Edição: Camila Salmazio