Conflito na Europa

Quais são os últimos acontecimentos na Ucrânia?

Domingo foi marcado por promessa de diálogo entre russos e ucranianos e novas sanções da UE

São Paulo (SP) |
Militares da Ucrânia protegem quarteirão na capital Kiev nesta quinta-feira (24) - Sergei Supinsky / AFP

Russos e ucranianos vão conversar nas proximidades do rio Pripyat, perto da fronteira entre Bieolorrússia e Ucrânia, informou Kiev neste domingo (27) que marca o quarto dia de conflito. O dia também teve um novo pacote de sanções, informações sobre refugiados e protestos massivos na Europa.

Continua após publicidade

Como estão as negociações entre Ucrânia e Rússia?

As autoridades ucranianas aceitaram uma negociação com uma delegação da Rússia na Bielorrússia após inicialmente rejeitar o local da reunião por conta da participação do país vizinho no esforço de guerra contra Kiev.

De acordo com o Ministério da Defesa da Ucrânia, a agenda foi acertada em conversa entre o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente da Bielorrússia, Oleksandr Lukashenko.

"Lukashenko assumiu a responsabilidade por todas as aeronaves, helicópteros e mísseis baseados na Bielorrússia permaneçam durante a passagem, negociações e retorno da delegação ucraniana", disse o Ministério da Defesa da Ucrânia em suas redes sociais.

:: Acompanhe a cobertura: Conflito na Ucrânia ::

Ainda não há informações sobre o andamento das negociações.

Protestos pela paz na Europa


Mais de 100 mil pessoas estiveram nas ruas de Berlim neste domingo / Odd Andersen / AFP

Protestos antiguerra foram registrados em Londres, Berlim, Frankfurt, Atenas, Helsinque e Genebra. De acordo com a imprensa alemã, mais de 100 mil pessoas tomaram as ruas de Berlim em solidariedade com a Ucrânia e pedindo a paz. O ato foi marcado por bandeiras da Ucrânia e da União Europeia.

:: Petroleira britânica anuncia saída de estatal russa do setor ::

Mais de 300 mil refugiados e perdas militares russas

De acordo com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), pelo menos 368 mil refugiados ucranianos já deixaram o país desde o início do conflito. O principal destino é a Polônia, que até agora recebeu 156 mil refugiados.

Segundo a ONU, ao menos 63 civis morreram e outros 240 ficaram feridos pelos confrontos entre tropas russas e ucranianas.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, 4.300 soldados russos foram mortos ou feridos no confronto e mais de 200 prisioneiros de guerra foram capturados. A chancelaria ucraniana ainda afirma que 46 aeronaves russas foram abatidas e 146 tanques destruídos.

Como estão as sanções contra a Rússia?

A União Europeia aumentou a lista de sanções contra Moscou neste domingo (27). Além das sanções anunciadas pelos Estados Unidos nesta semana com o objetivo de prejudicar as importações de alta tecnologia da Rússia e também atingir os bancos russos, o bloco europeu decidiu fechar o espaço aéreo para aviões russos, banir os veículos de comunicação estatais de Moscou e também mirou na Bielorrússia por sua participação no conflito.

"Primeiro, nós estamos fechando o espaço aéreo da União Europeia para aeronaves de propriedade russa, registradas na Rússia ou controladas pela Rússia. Elas não poderão pousar, decolar ou sobrevoar o território da União Europeia”, informou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Edição: Camila Salmazio