Coluna

Nestlé, por que te calas diante da violência que patrocinas?

Imagem de perfil do Colunistaesd
Nestlé financia empresa Agropalma, que promove diversas violações de direitos humanos na Amazônia durante o processo de extração do óleo de palma - Nestlé PR department
Ao admitir vínculo com a Agropalma, Nestlé passa a violar o seu próprio código de conduta

Uma reportagem com graves denúncias contra a Nestlé foi publicada no portal O Joio e o Trigo, que produz jornalismo focado no setor de alimentação. Assinada por Fábio Zuker, o título é o seguinte: “Nestlé compra óleo de palma de empresas envolvidas em violações de direitos humanos na Amazônia paraense” . 

Zuker faz uma detalhada descrição de como o dinheiro da Nestlé banca um brutal esquema de racismo ambiental, trabalho infantil, violação do Estatuto da Terra, extermínio cultural e outros crimes igualmente graves. 

A cena do crime é o Alto Rio Acará, território que abriga comunidades quilombolas que habitam a Amazônia desde muito antes do início do plantio de palma, realizado por um preposto da Nestlé, a empresa Agropalma S/A.

A Agropalma faz o serviço sujo para a Nestlé e para outras multinacionais do setor de alimentos. A empresa cercou territórios, ocupou cemitérios antigos, cavou fossas para impedir a circulação de pessoas. 

Falsificou documentos, subornou, inventou cartórios fantasmas, criou títulos de terra fictícios e injetou dinheiro em ONGs ligadas a direitos humanos e responsabilidade social, com o intuito de calar a boca de seus dirigentes. 

Tudo isso com o propósito de produzir óleo de palma para o setor de alimentos; entre eles, a Nestlé, um dos principais compradores do óleo de palma produzido mediante cometimento de crimes em série.   

Leia também: Coluna | Trabalho infantil na produção de chocolate

O silêncio da Nestlé

A Nestlé está no topo da cadeia produtiva do óleo de palma. Financia a Agropalma para obter a mercadoria. Não importa o custo ambiental, a violência, as fraudes. A Nestlé injeta grandes somas de dinheiro na Agropalma. 

A Nestlé foi questionada pelo autor da reportagem citada acima. Não respondeu. A denúncia teve forte repercussão e foi reproduzida em plataformas nacionais e internacionais. 

Após a publicação, a Nestlé entrou no radar do Centro de Informação sobre Empresas e Direitos Humanos, organização que coleta dados sobre a política de direitos humanos de mais de 10.000 empresas em 180 países. 

O Centro de Informação enviou questionamentos à Nestlé e publicou um artigo relatando o problema

A Nestlé respondeu enviando uma nota de duas frases: “O respeito pelos direitos humanos está no centro de nossa cultura e exigimos dos nossos fornecedores o cumprimento de diretrizes e normas de fornecimento responsável. Levamos a sério as alegações envolvendo a Agropalma e estamos acompanhando de perto os desdobramentos da situação”.

Ao tentar tirar o corpo fora, a Nestlé piora bastante a situação: 

1. Ao mencionar que leva a sério a violência perpetrada pela Agropalma, admite vínculo direto com a empresa criminosa, pois é ela, Nestlé, que sustenta a cadeia produtiva da Agropalma;

2. Ao admitir o vínculo com a Agropalma, Nestlé traz para si a responsabilidade pelo que é feito com o seu dinheiro, injetado nas contas bancárias da empresa perpetradora da violência; 

3. Ao não condenar a violência e ao ignorar as vítimas, que não são citadas na nota, a Nestlé se torna cúmplice da Agropalma;

4. A multinacional se joga no meio do problema por um simples e básico motivo: na medida em que admite vínculo com a Agropalma, a Nestlé passa a violar o seu próprio código de conduta de fornecedores. O código é absolutamente claro: não admite violação de direitos humanos nas cadeias produtivas sustentadas pela empresa. A Nestlé viola regra pétrea que ela mesma criou. 

:: Nestlé admite, mas ignora que seus produtos não são saudáveis, mostra documento ::

E agora, Nestlé?

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Seus movimentos representam muita coisa, em qualquer dos países onde atue. Ao se omitir diante da violência contra comunidades quilombolas, a empresa se torna cúmplice e avalista de tudo o que acontece ou vier a acontecer no Alto Acará. 

Além dos questionamentos do Centro de Informação sobre Empresas e Direitos Humanos, a Nestlé também foi interpelada pela Associação Brasileira de Antropologia. A empresa ainda não respondeu. Esperam-se que envie uma nota mais esclarecedora. 

Trabalho infantil e escravo

Além do problema envolvendo a produção de óleo de palma, a Nestlé também financia o trabalho infantil na cadeia do chocolate. Milhares de crianças e adolescentes estão a serviço da Nestlé em plantações de cacau no Pará e na Bahia. A empresa segue devendo respostas também sobre esse tema, que se tornou público em 2019.

Que mundo a Nestlé espera edificar com tanta barbaridade financiada com seu dinheiro?

 

*Marques Casara é jornalista especializado em investigação de cadeias produtivas e é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

**Este é um texto de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Rodrigo Durão Coelho