ONDA CONSERVADORA

Saiba quem é Volodymyr Zelensky e como ele foi de comediante televisivo a presidente da Ucrânia

Comediante famoso, o líder ucraniano ganhou notoriedade interpretando um homem comum alçado à presidência

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, tornou-se popular em programa de televisão - Presidência da Ucrânia/ AFP

Quando o comediante formado em Direito Volodymyr Zelensky estrelou um dos programas de maior sucesso da televisão ucraniana em 2015, ninguém apostava que ele seria empossado presidente do país quatro anos depois.

A série "O Servo do Povo", protagonizada por Zelensky, contava a história de um professor do ensino médio alçado repentinamente a governante máximo do país, após viralizar na internet fazendo um discurso anticorrupção em sala de aula.

A vida imitou a arte, e Zelensky anunciou sua candidatura à presidência no réveillon de 2019, pelo partido "Servos do Povo". Mostrou-se como uma alternativa de renovação, adotou discurso eleitoral contrário à "velha política" e apostou na campanha via WhatsApp.

:: Acompanhe a cobertura: Conflito na Ucrânia ::

Ao apresentar um plano de governo considerado vago, levou para a vida real as críticas feitas, na televisão, aos "oligarcas" da política ucraniana. Defendeu a entrada da Ucrânia na União Europeia e na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), questão central do atual conflito com a Rússia.

Onda conservadora 

Com as urnas apuradas, Zelensky deixou para trás o experiente Petro Poroshenko, que concorria à reeleição, e liderou a votação com 73% dos votos. Ele aproveitou a popularidade em alta, prometeu reformas no sistema político, dissolveu o parlamento e antecipou a convocação de eleições legislativas.

Seu partido, inspirado no nome da série que o catapultou à presidência, obteve vitória histórica no parlamento, garantindo governabilidade. Pela oposição, foi acusado de representar os interesses do bilionário Ihor Kolomoyskyi, dono, entre outras empresas, do canal de televisão que exibia o programa estrelado por Zelensky.

Leia mais: Presidente da Ucrânia diz que "pânico" por suposta guerra com a Rússia prejudica a economia

Kolomoyskyi é um controverso e rico empresário, proprietário do maior banco ucraniano e ferrenho opositor a Putin. Ele formou uma milícia armada sob seu comando, que combate rebeldes russos em território ucraniano. 

Zelensky surfou na onda da reviravolta política que marcou o país em 2013. Apoiados pelos EUA e a União Europeia, protestos violentos, de viés anticomunista, demandavam a ocidentalização da Ucrânia e aumentaram a tensão com a Rússia. O resultado foi a queda do então presidente Viktor Yanukovych, e o fortalecimento da extrema-direita no país. 

Apoio em meio ao conflito 

A maioria dos ucranianos é favorável a Zelenskiy, segundo pesquisa realizada pelo grupo Rating Sociological no último fim de semana. Dos dois mil entrevistados, 91% dos apoiaram Zelensky, 6% disseram que não o apoiavam e 3% estavam indecisos.

O apoio cresceu três vezes em relação a dezembro do ano passado. Moradores da Crimeia e de áreas controladas pelos rebeldes no leste da Ucrânia foram excluídos da pesquisa, segundo a rede de televisão britânica BBC.

Quando perguntados sobre as chances de a Ucrânia conseguir repelir o ataque russo, 70% disseram acreditar que era possível.

Crescimento do neonazismo

Embora tenha origem judaica, Zelensky é acusado de conivência com o grupo neonazista chamado Batalhão de Azov. Criada em 2014 para conter separatistas russos nas regiões de Donetsk e Lugansk, a milícia de extrema direita foi incorporada ao exército ucraniano em 2015, situação que perdura até hoje. A existência do Batalhão de Azov justifica, nas palavras de Vladimir Putin, a "desnazificação" da Ucrânia, uma de suas metas no avanço militar sobre a Ucrânia. 

Campanha

Ainda durante a campanha, opositores buscaram explorar a inexperiência de Zelinski com a política. Afinal, ele era figura presente na TV desde os anos 90, apenas no ramo do entretenimento, quando começou a participar de jogos de perguntas e respostas. A fama cresceu em 2006, quando venceu a versão ucraniana da “Dança dos famosos”.

Leia também: Como os EUA utilizam do neonazismo na Ucrânia para isolar a Rússia

Em meio à corrida eleitoral, o ex-presidente Poroshenko colocou em questão a capacidade de Zelensky de fazer frente à capacidade militar da Rússia e garantir a integridade territorial da Ucrânia. Hoje, no papel real do presidente de um país em guerra, vê a população pobre ucraniana sofrer as consequências da invasão, que já gerou o êxodo de mais de 500 mil refugiados. 

Saiba aqui: Ucrânia tem mais de meio milhão de pessoas refugiadas

Trump

No primeiro ano de presidência, o comediante foi pivô de uma "trapalhada" de Donald Trump que quase levou o então presidente norte-americano ao impeachment. Em 2019, o republicano ligou para Zelensky pedindo que o filho de Joe Biden, seu adversário na corrida à reeleição, fosse investigado por autoridades polonesas. Acusado de tentar recrutar poder estrangeiro para interferir a seu favor no pleito, Trump teve a interrupção do mandato aprovada pela Câmara, mas barrada pelo Senado estadunidense.

Edição: Rebeca Cavalcante