RÚSSIA X UCRÂNIA

Ucrânia tem mais de meio milhão de pessoas refugiadas

ONU aponta violações de direitos humanos e mortes de civis com armas de alto impacto e artilharia pesada

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Famílias ucranianas tentam cruzar a fronteira com a Hungria a pé; ONU atua para reforçar ajuda humanitária - ©Attila Kisbenedek / AFP

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) informou que o conflito militar na Ucrânia já ocasionou a fuga de mais de 500 mil pessoas do país. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as consequências dos atos de hostilidades serão "devastadoras" e "inúmeras vidas serão dilaceradas."

Continua após publicidade

:: Acompanhe a cobertura: Conflito na Ucrânia ::

Continua após publicidade

Informações divulgadas pela Alta Comissária para os Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, apontam mais de 100 mortos desde o início da ofensiva russa, "a maioria dos civis morreu pela ação de armas explosivas com uma ampla área de impacto, incluindo artilharia pesada e sistemas de foguetes com multi-lançamentos e em bombardeios", alertou.

Continua após publicidade

Ainda de acordo com Bachelet, os números de óbitos podem ser consideravelmente maiores, já que há dificuldades no recolhimento e na confirmação de dados. Frente à crise humanitária, a ONU trabalha para intensificar ações de socorro à população ucraniana.

"Estamos na Ucrânia, não fomos embora e estamos prontos para oferecer ajuda. Temos estoques, suporte financeiro e outros meios de ajudar a população", afirmou o Alto Comissário da ONU para refugiados, Filippo Grande. "Desde que tenhamos acesso e segurança, estamos prontos para agir", completou ele.

Leia mais: 368 mil refugiados já deixaram a Ucrânia, diz ONU

A maior parte das famílias refugiadas têm buscado abrigo em países que fazem fronteira com a Ucrânia. Polônia, Hungria, Moldávia e Romênia são os principais destinos. Como homens de 18 a 60 anos estão proibidos de deixar o país, os grupos de refugiados incluem mulheres e crianças em sua maioria. 

 

Edição: Rebeca Cavalcante