ESCALADA MILITAR

Explosão de torre TV em Kiev deixa mortos; Rússia anunciou ataques a alvos estratégicos

Ucrânia afirmou que explosão causou cinco mortes; Kiev segue sob cerco de comboio militar russo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Bombeiro corre após um ataque aéreo russo atingir a principal torre de televisão de Kiev - Sergei SUPINSKY / AFP

Uma explosão atingiu nesta terça-feira (1º) a principal torre de TV em Kiev, capital da Ucrânia. Segundo o prefeito, Vitali Klitschko, a estrutura foi atingida por dois mísseis. O Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia informou que o episódio resultou em cinco mortes e deixou outras cinco pessoas feridas. As vítimas, segundo a prefeitura da cidade, passavam pela calçada no momento do impacto.

Continua após publicidade

:: Acompanhe a cobertura: Conflito na Ucrânia ::

Imagens da explosão foram divulgadas pelo governo ucraniano e mostram uma grande coluna de fogo e fumaça subindo pela torre, que permanece de pé. Pelo Telegram, o país informou que os canais ficarão fora do ar temporariamente: "Em breve, a energia de backup será ligada para restabelecer a transmissão".

Ataques a alvos do Serviço de Segurança da Ucrânia e do 72º Centro Principal de Informações e Operações Psicológicas em Kiev já haviam sido comunicados pelo Ministério da Defesa da Rússia, pouco antes da explosão na torre. A autoridade russa pediu que moradores de áreas próximas a estações de retransmissão deixassem suas casas. 

Segundo Moscou, a ação é uma forma de "suprimir ataques de informação contra a Rússia". O governo russo garante que tem concentrado o poder de fogo em alvos militares, embora imagens divulgadas pelo governo de Volodymyr Zelensky mostrem mísseis atingindo prédios civis. 

Rússia posiciona artilharia perto de Kiev  

A pressão sobre Kiev se intensifica, desde domingo, com a presença de um megacomboio militar liderado pela Rússia nos arredores da capital ucraniana. A ação acendeu o alerta da autoridades para um possível cerco e invasão da cidade, no sexto dia de conflito na região.

A coluna de veículos e peças de artilharia se estende por 60 quilômetros nos arredores da capital ucraniana, conforme imagens de satélite divulgadas pela empresa de tecnologia espacial norte-americana Maxar. 

Kiev abriga a sede do governo federal e a residência oficial do presidente Zelensky. Segundo informou a Maxar, os veículos russos ocupam uma área que vai “dos arredores do aeroporto Antonov (cerca de 25 km do centro de Kiev) no sul, até os arredores de Prybirsk, no norte". 

O aeroporto é considerado uma infraestrutura estratégica para as forças russas e tem sido palco de combates desde o início da ofensiva. Kiev já havia sido atacada na segunda-feira (28), após reunião entre delegações da Rússia e da Ucrânia que terminou sem acordo. Uma nova rodada de negociações está prevista para os próximos dias, sem data definida. 

:: Saiba quem é Volodymyr Zelensky e como ele foi de comediante televisivo a presidente da Ucrânia ::


Comboio russo está a menos de 30 quilômetros da capital Kiev / Divulgação/Maxar

Mortos, feridos e refugiados 

Até ontem (28), o Ministério da Saúde ucraniano havia confirmado 352 mortes desde o início do conflito, sem informar quantos eram civis e quantos eram militares. Já o número de civis feridos era de 2.040, 45 deles crianças, segundo a mesma fonte.

Moscou admitiu, pela primeira vez nesta segunda-feira, haver baixas russas no conflito, sem especificar a quantidade. A Ucrânia, por sua vez, diz que mais de 4,5 mil soldados russos morreram no conflito. O número de refugiados fugindo da Ucrânia passa de meio milhão, segundo a ONU.


Civis atravessam ponte danificada por explosões ao norte de Kiev / ARIS MESSINIS / AFP

Tribunal de Haia vai investigar Rússia 

O Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, órgão de Justiça das Nações Unidas (ONU), comunicou que deve abrir, com urgência, investigação sobre o conflito na Ucrânia. Com isso, o presidente russo, Vladimir Putin, pode ser investigado por crimes de guerra e crimes contra a humanidade em território ucraniano. 

:: Reunião entre Rússia e Ucrânia termina sem acordo; novas explosões são registradas em Kiev ::

Karim Khan, advogado britânico e procurador do TPI, declarou que está “convencido de que há uma base razoável para acreditar que tanto os supostos crimes de guerra quanto os crimes contra a humanidade foram cometidos na Ucrânia”.

“Dada a expansão do conflito nos últimos dias, é minha intenção que esta investigação também abranja quaisquer novos supostos crimes que se enquadrem na jurisdição do meu Gabinete que sejam cometidos por qualquer parte do conflito em qualquer parte do território da Ucrânia”, disse o procurador.

A Ucrânia, assim como a Rússia, não faz parte do Tribunal de Haia, o que impede o país de apresentar queixas à corte internacional. O governo de Zelensky, no entanto, permitiu a jurisdição do TPI sobre seu território. 

:: Embaixador brasileiro na ONU contraria Bolsonaro e condena, mais uma vez, invasão à Ucrânia ::


Refugiados que chegam da Ucrânia descem de um trem na estação ferroviária da cidade fronteiriça húngara-ucraniana de Zahony / Attila KISBENEDEK / AFP

Ucrânia pede para entrar na União Europeia 

Nesta segunda-feira (28), a Ucrânia assinou o pedido para entrar na União Europeia, segundo informou o parlamento do país, por meio do Twitter. O presidente Zelensky já havia pedido para o país integrar o bloco. “O nosso objetivo é estarmos junto com todos os europeus e, mais importante, estarmos em pé de igualdade", declarou o líder ucraniano.

 

O pedido deverá ser analisado pela Comissão Europeia, que terá que emitir uma recomendação oficial. A decisão ficaria a cargo dos estados-membros. Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, garantiu que “o debate ocorrerá”. Já o porta-voz da Comissão, Eric Mamer, foi mais cauteloso e afirmou que há “um procedimento a respeitar”.

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, comentou que a entrada da Ucrânia no bloco "não é um assunto na agenda" e salientou que o processo demoraria cerca de dois anos. "Nós temos de dar uma resposta em relação às próximas horas. Não para os próximos anos, mas para as próximas horas", afirmou, referindo-se à entrega de armas à Ucrânia.

Exercício nuclear norte-americano 

Um submarino nuclear dos Estados Unidos realizou manobras militares de defesa tática no litoral da Colômbia. O exercício foi feito em conjunto com o país sul-americano e contou com 600 homens e mulheres das duas nacionalidades.

As manobras aconteceram um dia após o presidente russo, Vladimir Putin, colocar as forças nucleares do país em alerta, depois do início da ofensiva contra a Ucrânia.

Duas fragatas e um submarino colombianos participaram da ação ao lado de um navio de guerra e do submarino nuclear norte-americano.

Rússia fora da Copa do Mundo 

A Rússia foi proibida pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) de disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, como represália pela ofensiva sobre a Ucrânia. Com isso, o país ficará de fora do mundial. A decisão, também referendada pela União das Associações Europeias de Futebol (Uefa), atinge todas as seleções russas, inclusive as de base, além dos clubes do país. O Spartak Moscou foi eliminado da Liga Europa.

A Federação de Futebol da Rússia (RFU) criticou a medida. “Acreditamos que essa decisão vai contra as normas e princípios das competições internacionais, assim como contra o espírito do esporte. Ela tem óbvio caráter discriminatório e prejudica um largo número de atletas, técnicos, funcionários, clubes e seleções e, mais importante, milhões de russos e torcedores estrangeiros”, declarou a Federação. 

Ucrânia abre fronteiras para voluntários na guerra

Entra em vigor nesta terça-feira (1º) o decreto do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que suspende temporariamente a necessidade de vistos para estrangeiros entrarem no país. A condição é que os interessados juntem-se ao exército do país e lutem contra as tropas russas. 

Edição: Rebeca Cavalcante