Crise humana

União Europeia anuncia 1 bi de euros para Ucrânia; conflito já deslocou 1 mi de pessoas

Presidenta da Comissão Europeia informou orçamento irá para aquisição de equipamento militar e para auxílio humanitário

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Famílias refugiadas da Ucrânia aguardam transporte na fronteira com a Moldova - ©Nikolay Doychino / AFP

O número de pessoas que tiveram que deixar suas casas na Ucrânia já chega a 1 milhão, dessas 670 mil buscam refúgio em outros países. A informação foi divulgada pelo diplomata Fillipo Grandi, alto comissário da Agência para Refugiados da Organização das Nações Unidas (Acnur/ONU).

"A não ser que haja uma parada imediata do conflito, ucranianos e ucranianas simplesmente continuarão a fugir", afirmou ele ao Conselho de Segurança da ONU. "Refugiados e refugiadas nunca querem fugir de suas casas e esperam voltar ao seu país o mais rápido possível", completou. 

Nesta terça-feira (1), a União Europeia (EU) anunciou que deve destinar até 1 bilhão de euros (cerca de R$ 5,7 bilhões) em ajuda para a Ucrânia. Segundo a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, metade do orçamento irá para aquisição de equipamento militar e a outra parte para auxílio humanitário.

Leia mais: Em apelo à União Europeia, Ucrânia sobe tom e provoca: “Provem que estão conosco”

Auxílio do bloco

“Pela primeira vez, a União Europeia está usando o orçamento europeu para comprar e entregar material militar para um país que está sob ataque. Vamos acrescentar a isso 500 milhões de euros para lidar com as consequências humanitárias dessa tragédia no país e para os refugiados”, disse Ursula. 

:: Em apelo pela paz, secretário-geral da ONU pede mobilização coletiva de recursos pró-Ucrânia ::

Leyen elogiou as nações que estão recebendo famílias ucranianas e citou ações para acesso a direitos básicos em meio à crise. “A guerra voltou para a Europa. Homens, mulheres e crianças estão morrendo novamente. Nós não vamos aceitar isso. Se (Vladimir) Putin estava buscando dividir a União Europeia, ele alcançou exatamente o oposto. Nós estamos mais unidos do que nunca”, afirmou ela em um pronunciamento duro.

ONU busca doações

De acordo com a Acnur, a situação da Ucrânia pode se tornar a maior crise de pessoas refugiadas do século. A ONU busca arrecadar 1,7 bilhão de dólares (equivalentes a R$ 9,7 bilhões) em doações para apoio urgente a famílias ucranianas, que precisam de abrigo, alimentação, água, atendimento de saúde e acesso a diversos outros direitos básicos. 

“A ONU estima que 12 milhões de pessoas dentro da Ucrânia precisarão de ajuda e proteção, enquanto mais de 4 milhões de refugiados ucranianos podem precisar de proteção e assistência em países vizinhos nos próximos meses”, afirma a organização em apelo divulgado nesta terça-feira (1).

Edição: Rebeca Cavalcante