Conflito

Biden segue União Europeia e fecha espaço aéreo dos EUA para aviões russos

Presidente dos EUA diz que Putin tenta abalar as "fundações do mundo livre"; cerco de sanções contra a Rússia aumenta

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Biden defendeu a Otan e elogiou o presidente da Ucrânia - Gage Skidmore / Creative Commons

Aviões russos não poderão mais entrar no espaço aéreo dos Estados Unidos, afirmou Joe Biden em seu primeiro discurso de Estado da União na noite de terça-feira (10). Nas palavras de Biden, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, seria um "ditador". 

“Esta noite estou anunciando que nos juntaremos aos nossos aliados para fechar o espaço aéreo americano para todos os voos russos, isolando ainda mais a Rússia, e adicionando um aperto adicional em sua economia. O rublo perdeu 30% de seu valor”, afirmou Biden.

O presidente dos EUA segue o exemplo da União Europeia, que anunciou medida similar no domingo (27).

Biden também defendeu a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), disse que Putin está "mais isolado do que nunca", além de elogiar o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e a "determinação" do povo ucraniano.

"Ao longo de nossa história, aprendemos essa lição: quando ditadores não pagam um preço por sua agressão, causam mais caos. Eles seguem avançando. E os custos e as ameaças para a América e o mundo continuam subindo. É por isso que a Otan foi criada, para assegurar paz e estabilidade na Europa depois da Segunda Guerra. Isso importa. A diplomacia americana importa".

:: Acompanhe as notícias: conflito na Ucrânia ::

Sanções tecnológicas

A mais nova sanção estadunidense se soma a outras adotadas pela Casa Branca na última quinta-feira (24), que tiveram como alvo bancos russos e a suspensão das importações de alta tecnologia da Rússia.

A TSMC, maior e mais importante fabricante de semicondutores do mundo, anunciou que cumprirá com as sanções e deixará de vender seus produtos para a Rússia. Com sede em Taiwan, a companhia produz os chips mais avançados do mercado mundial.

Ainda na área tecnológica, a Apple declarou que deixará de vender seus produtos na Rússia.

Edição: Arturo Hartmann