ELEIÇÕES 2022

Lula tem 40%, e vantagem sobre Bolsonaro fica estável, diz pesquisa PoderData

Vantagem do petista na disputa eleitoral oscilou 1 ponto percentual, abaixo da queda apresentada em pesquisas anteriores

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Ex-presidente está no México, onde vai se reunir com o presidente López Obrador - Ricardo Stuckert

A corrida eleitoral pelo Palácio do Planalto contou com mais uma pesquisa de opinião nesta quarta-feira (2), quando o PoderData divulgou um levantamento em que mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança para a disputa eleitoral deste ano para a Presidência da República.

Continua após publicidade

No levantamento, Lula aparece com 40% das intenções de voto, à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), que ficou com 32%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

:: No México, Lula defende união da América Latina contra a guerra: "Cooperação, equilíbrio e paz" ::

Em comparação com a pesquisa anterior, divulgada em 16 de fevereiro, Lula manteve o mesmo percentual e Bolsonaro oscilou um ponto para cima — portanto, dentro da margem de erro. A diferença entre os dois era de 9 pontos percentuais, agora é de 8.

Embora os líderes da corrida eleitoral tenham apresentado variações abaixo da margem de erro de um levantamento para o outro, é possível afirmar que há uma tendência de redução na vantagem de Lula sobre Bolsonaro levando em conta os últimos quatro levantamentos, divulgados a cada 15 dias.

:: Lula tem 43% e continua com larga vantagem sobre Bolsonaro, que tem 26%, diz pesquisa Ipespe ::

A distância foi 14 a 11 pontos percentuais do primeiro para a segunda pesquisa. Depois, foi a 9 pontos, e, por fim, chegou ao patamar dos 8 pontos percentuais. Os resultados indicam tendência de queda na vantagem de Lula, embora a aceleração da redução tenha diminuído gradativamente.

Depois de Lula e Bolsonaro, aparecem o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7%, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos), com 6%, Eduardo Leite (PSDB), com 3%, João Doria (PSDB), com 2% e André Janones (Avante), com 2%.

:: Lula sobre conflito entre Rússia e Ucrânia: "Não me conformo em ter que falar de guerra" ::

O levantamento mostra ainda que Lula venceria Bolsonaro no segundo turno por uma vantagem de 14 pontos percentuais. Atualmente, o petista tem 51% contra 37% do presidente. Há duas semanas, a diferença era de 15 pontos. A oscilação de um ponto para baixo ocorreu dentro da margem de erro. Em pesquisa divulgada em 20 de janeiro, a diferença era de 22 pontos.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com 3 mil entrevistas por telefone, de 27 de fevereiro a 1º de março, em 226 municípios espalhados pelos 26 estados e o Distrito Federal. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-01570/2022.

Edição: Rebeca Cavalcante