variedades

Programa Bem Viver discute alimentação, mudanças climáticas e esportes

Um dos destaques é a entrevista com a atleta paralímpica Silvana Fernandes, medalhista no Taekwondo em Tóquio

Ouça o áudio:

Silvana Fernandes na premiação da medalha de bronze em Tóquio - Foto: Divulgação/CPB
Confira dicas para ler rótulos de alimentos

A edição do Programa Bem Viver desta quarta-feira de cinzas (2) vem recheada de debates e reportagens sobre assuntos relevantes da atualidade, passando por temas como alimentação saudável, esportes e mudanças climáticas. A produção incentiva a conquista da justiça social, em um caminho trilhado com informação, conversa e participação popular.

Um dos destaques é a repercussão de uma entrevista com a atleta paralímpica Silvana Fernandes, que conquistou medalha de bronze no Taekwondo nos jogos de Tóquio, do ano passado. Além disso, ela foi campeã mundial da modalidade e está classificada em primeiro lugar no ranking mundial.

Em uma conversa divertida e descontraída, gravada no programa Paraíba de Fato, ela contou que ficou em dúvida se deveria ou não ser atleta. Silvana estava mais focada em seguir com os estudos na universidade do que ir pro mundo dos esportes. Mesmo quando decidiu ser atleta, primeiro, escolheu o atletismo e só depois foi para o Taekwondo.

A medalhista é paraibana, da cidade de São Bento, município sertanejo de aproximadamente 35 mil habitantes. Ela falou sobre o desafio de sair de sua cidade natal para viver na capital paraibana e também contou sobre as perspectivas para o futuro, em especial sobre o treinamento para as Paralimpíadas de Paris, em 2024.

Como ler rótulos dos alimentos?

Quando você vai ao mercado e escolhe um alimento industrializado, sabe como identificar o quanto ele pode ser prejudicial à saúde?

Este processo não é tão simples quanto deveria. Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) grandes empresas “maquiam” rótulos e informações nutricionais para que o consumidor não tenha acesso aos dados que realmente importam ao se deparar com um ultraprocessado.

Mudanças climáticas

A nova edição do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (IPCC), publicado nesta semana, redobra o sinal de alerta sobre o clima no mundo: segundo o levantamento, a população urbana periférica, maioria dos que vivem em áreas de risco, foi 15 vezes mais afetada por secas, enchentes e outros desastres naturais.

O painel é o resultado do trabalho de diversos pesquisadores internacionais que avaliam como as ações humanas contribuem para o aquecimento global e como ele, por sua vez, afeta os modos de vida de diversas populações e aumenta a desigualdade social.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes