PRESIDENTE EM FUGA

Presidente da Ucrânia, Zelensky, foge para a Polônia, diz mídia estatal russa

Informação foi publicada no Telegram por deputado russo e divulgada pela agência estatal RIA Novosti

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Presidente ucraniano teria cruzado a fronteira em direção à Polônia - Divulgação/WikiMedia Commons

Com o avanço da ofensiva militar russa, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deixou a Ucrânia e fugiu para a Polônia. A fuga de Zelensky, caso confirmada, ocorre no 9º dia após a invasão do território ucraniano por tropas russas.

A informação foi publicada pelo deputado Vyacheslav Volodin, presidente da Duma, câmara baixa do Legislativo russo, em seu canal no Telegram, e divulgada pela RIA Novosti, agência de notícias ligada ao Kremilin.

"Zelensky deixou a Ucrânia. Os deputados da Verkhovna Rada [o Parlamento ucraniano] disseram que não poderiam alcançá-lo em Lviv. Agora ele está na Polônia", escreveu Volodin.


Publicação de deputado russo no Telegram, aplicativo de mensagens instantâneas, nesta sexta (4) / Reprodução/Telegram

Mikhail Podolyak, conselheiro do chefe do gabinete do Presidente da Ucrânia, recusou-se a responder a uma pergunta sobre o paradeiro de Zelensky, informa a TASS.

“Para a segurança do presidente, não divulgaremos informações sobre onde ele está agora. Também não vou negar nem confirmar as informações sobre seu paradeiro. Nada sobre o paradeiro do presidente, a personalidade fantástica de Volodymyr Zelensky”, explicou Podolyak.

:: Entenda o que está em jogo na invasão da Ucrânia pela Rússia ::

Mais cedo, um bombardeio russo atingiu a região da central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, e autoridades ucraniananas confirmaram que a Rússia tomou o controle da usina.

O lado ucraniano acusa a Rússia de "terror nuclear" e alerta para os riscos de um acidente "pior que Chernobyl". Os russos, por sua vez, justificam o ataque em função de uma "provocação monstruosa" de sabotadores.

O fato ocorreu no dia seguinte ao avanço de negociações diplomáticas. Em um encontro em Belarus, representantes de Rússia e Ucrânia concordaram com o estabelecimento de um corredor humanitário para proteção de civis e com o aprofundamento do diálogo diplomático.

Presidente falou em diálogo com Putin

Mais cedo, ainda na quinta-feira (3), o presidente ucraniano defendeu uma reunião com o mandatário russo, Vladimir Putin, para que um possível cessar-fogo fosse negociado entre os líderes.

"Quero me dirigir novamente ao presidente da Federação Russa. A luta continua por toda a Ucrânia. Vamos sentar à mesa de negociações para impedir as fatalidades humanas", disse Zelensky.

A afirmação foi feita depois de uma declaração do assessor do presidente ucraniano, Mikhail Podolyak, que afirmou que o governo "sempre deixa espaço para negociações", apesar de uma  "invasão em grande escala" pelas tropas russas.

Edição: Rodrigo Durão Coelho