Ouça e Assista

Tempero da notícia: guerra na Ucrânia avança e gera turbulência no mundo

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav

A guerra na Ucrânia, que começou dia 24 de fevereiro, segue sem fim diplomático à vista. As tropas russas continuam cercando Kiev, mas não conseguiram tomar a capital ucraniana. Em casa, o presidente Vladimir Putin também enfrenta dificuldades: protestos pedindo o fim da ação militar no país vizinho, expulsão da Rússia de eventos esportivos e os impactos das sanções econômicas. O valor do rublo desabou e bancos russos, excluídos do sistema Swift, correm risco de quebrar. Tudo isso é destaque desta semana no Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

::No Conselho de Segurança, EUA apontam para uma quase "catástrofe nuclear"; Rússia nega ataque::

Enquanto a Europa mergulha no conflito, o governo brasileiro fica em cima do muro. Na ONU, o Brasil votou a favor da resolução que condena Rússia, seguindo a posição ponderada típica da diplomacia brasileira. Mas Jair Bolsonaro, que vem se aproximando de Putin, postou em grupos bolsonaristas que a Rússia tem um papel importante na luta contra a "aliança globalista".

Assista ao Tempero da Notícia na íntegra:



Ao contrário de Bolsonaro, Lula vem adotando uma posição contra a guerra e a favor das saídas diplomáticas para o conflito na Ucrânia. Em visita ao México, ele foi recebido pelo presidente Andrés Manuel López Obrador e reforçou a importância da América Latina para a construção da paz mundial.  

Guerra de informação na imprensa ocidental

O quadro Panela de Pressão destaca o combate de narrativas acerca da guerra na Ucrânia. Veículos de notícias ligados ao Estado russo, como Sputnik, foram banidos de países ocidentais, e durante a semana muita informação falsa circulou na imprensa. Por exemplo, a notícia, depois desmentida, de que um memorial do holocausto em Kiev teria sido atingido por bombardeio russo. 

Novo filme de Almodóvar

Nosso Cafezinho vai para o filme "Mães Paralelas", do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Abordando de maneira sensível a maternidade e as feridas deixadas pela Guerra Civil Espanhola, o longa traz uma trama cheia de reviravoltas (marca do diretor) e uma atuação primorosa de Penelope Cruz.

Onde assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h00, no YouTube do Brasil de Fato e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes