Violência

Briga generalizada em estádio no México deixa mais de vinte pessoas feridas

Torcedores do Querétaro e do Atlas protagonizaram cenas de violência durante jogo pelo Campeonato Mexicano

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ainda não há informações sobre mortos, informou governador do estado de Querétaro - Eduardo Gomez/AFP

Pelo menos 26 pessoas, sendo 24 homens e duas mulheres, foram hospitalizadas depois da brigada generalizada entre torcedores do Querétaro e do Atlas, durante um jogo dos times pelo Campeonato Mexicano no último sábado (5), no estádio La Corregidora.  

Segundo Mauricio Kuri, governador do estado de Querétaro, em entrevista coletiva neste domingo (6), três das vítimas estão em estado grave e 10 em situação delicada. Ainda não há informações sobre mortos.  

De acordo com a imprensa mexicana, seguranças do estádio de Querétaro teriam possibilitado acesso dos torcedores da casa ao setor dos torcedores do Atlas, que estavam em menor número. Aos 18 minutos do segundo tempo, a briga foi parar no gramado. 

Repercussão 

Mauricio Kuri, governador do estado de Querétaro, afirmou em sua conta no Twitter que condena “veementemente a violência no Estádio La Corregidora. A empresa proprietária e instituições devem responder pelos fatos. Dei instruções para aplicar a lei com todas as suas consequências. Em Querétaro não há impunidade”. 

A Federação Mexicana de Futebol também comunicou que “lamenta e condena os acontecimentos ocorridos”. Também disse, por meio de um comunicado, que “o futebol deve ser um espaço de convivência saudável onde qualquer tipo de violência é inadmissível. A FMF acompanhará e auxiliará no processo de investigação junto às instâncias correspondentes para que os responsáveis sejam punidos de forma exemplar”. 

A Liga Mexicana anunciou a suspensão do andamento da rodada do Campeonato Mexicano e informou que deu início à uma investigação para apurar o caso.

Edição: Vivian Virissimo