Casa de Referência

Ocupação é inaugurada no Rio de Janeiro para organizar mulheres em situação de vulnerabilidade

Imóvel ocupado no centro da cidade estava vazio havia mais de oito anos, sem cumprir função social, segundo o movimento

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
ocupação mulheres
Ocupação no centro do Rio tem objetivo cobrar ações diretas do poder público - Divulgação

Nesta terça-feira (8), foi inaugurada a Casa de Referência da Mulher Almerinda Gama no Rio de Janeiro. O local, que pretende ser uma referência para denunciar a violência contra a mulher e a insuficiência das políticas públicas para seu combate, fica na rua da Carioca, 37, no centro da capital.

:: Março das Mulheres: acompanhe os atos pelo país ::

A casa surge da primeira ocupação organizada pelo Movimento de Mulheres Olga Benário no estado. O imóvel ocupado estava vazio havia mais de oito anos, sem cumprir função social, segundo o movimento.

O objetivo da Casa de Referência é atender, acolher e organizar mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo orientação e auxílio no momento da denúncia das violências sofridas. 

Leia também: Restaurantes liderados por mulheres integram campanha de arrecadação para coletivos feministas

“O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos de violência de gênero no país, e o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de casos de feminicídio no mundo. Com esta ação, o Movimento Olga Benário chama atenção para os números alarmantes de violência de gênero, que apesar de subnotificados já se mostram muito superiores à capacidade de atendimento das ferramentas oferecidas pelo Estado”, disse o movimento em nota.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse