Minas Gerais

MOBILIZAÇÃO

Zema não cumpre acordo e docentes da Uemg deflagram greve por tempo indeterminado

Categoria é contrária à tentativa de aprovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF)

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

Na última terça-feira (8), a categoria já havia realizado uma paralisação e se somou a um protesto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) - Foto: Reprodução

Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) entram em greve, por tempo indeterminado, a partir da próxima sexta-feira (18). A definição foi tomada na manhã desta terça-feira (15) em assembleia geral extraordinária, convocada pela Associação dos Docentes da Uemg (Aduemg), seção sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Entre os motivos da deliberação da categoria estão o não cumprimento do Acordo de Greve de 2016, por parte do governo estadual; a falta de nomeação de docentes concursados e a precarização do trabalho docente. 

:: Leia mais notícias do Brasil de Fato MG. Clique aqui ::

Além disso, os docentes são contrários à tentativa de aprovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Uma das prioridades de Romeu Zema (Novo), caso seja aprovado, o RRF impedirá a realização de concursos públicos,  congelará os salários, imporá a venda de estatais, a proibição de investimentos nas áreas sociais e o aumento das alíquotas de contribuição previdenciária dos servidores.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

Na última terça-feira (8), a categoria já havia realizado uma paralisação e se somou a um protesto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) junto a outras categorias do serviço público, dentre elas os trabalhadores em educação da rede estadual.

Em nota, a Aduemg comemorou a quantidade de presentes na assembleia “com uma participação recorde de docentes” e a presença de Beatriz Cerqueira (PT) e de Betão (PT), ambos deputados estaduais e membros da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da ALMG.



 

Edição: Larissa Costa