Rio de Janeiro

Impasse

BRT: Prefeitura do Rio abre pregão para comprar ônibus mas não recebe nenhuma oferta

Horas antes da licitação, o prefeito Eduardo Paes afirmou esperar não "haver boicote" dos empresários

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
BRT ônibus
Depois de quase um ano de intervenção no sistema, a prefeitura decretou a caducidade parcial dos contratos de concessão de 2010 - Prefeitura do Rio

Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura do Rio realizou um pregão eletrônico para comprar ônibus articulados com o objetivo de reequipar o BRT da cidade. No entanto, nenhuma empresa apresentou proposta, segundo disse o prefeito Eduardo Paes (PSD). 

Horas antes da licitação, o prefeito afirmou esperar não "haver boicote" dos empresários durante o pregão. “Espero que não haja boicote na tentativa de comprar 600 ônibus novos. Não tem BRT pra comprar numa prateleira de supermercado. Isso demora um tempo”, disse Paes.

Leia mais: Eduardo Paes diz que BRT está sendo sabotado e acusa Record de manipular informação

O plano da prefeitura era receber propostas para adquirir 307 veículos. O custo dos veículos poderia chegar a mais de R$ 400 milhões. Essa frota era a primeira tentativa da prefeitura para reequipar os corredores articulados depois que o município assumiu a gestão direta do BRT em fevereiro.

As compras seriam realizadas duas etapas. Em uma segunda fase, prevista para 2023, era esperado o lançamento de um segundo edital para a aquisição de outros 250 veículos. Paes disse que ainda está estudando o que fazer após o fracasso do primeiro pregão.

Leia também: Ônibus que compõem frota do Rio de Janeiro são flagrados circulando em Rio Branco, no Acre

Depois de quase um ano de intervenção no sistema, a prefeitura decretou a caducidade parcial dos contratos de concessão de 2010, retirando a operação do sistema da gestão dos quatro consórcios que exploram as linhas de ônibus do Rio - Transcarioca, Transoeste, Internorte e Santa Cruz. 

Edição: Mariana Pitasse