ELEIÇÕES 2022

Fernando Haddad lidera disputa para o governo de SP, diz pesquisa Quaest/Genial

Haddad está à frente de Márcio França, do PSB, que disse que poderia desistir da disputa caso estivesse atrás do petista

|
Ex-prefeito de São Paulo é favorito na disputa ao Palácio dos Bandeirantes em outubro, aponta levantamento - PT/Divulgação

Pesquisa Quasest/Genial divulgada na manhã desta quinta-feira (17) mostra o ex-prefeito da cidade de São Paulo, Fernando Haddad (PT) à frente nas intenções de voto para o governo paulista, com 24%. Na sequência, aparecem Marcio França (PSB) com 18%, Tarcísio Freitas (sem partido) com 9% e Guilherme Boulos (PSOL), com 7%. 

Os pré-candidatos Rodrigo Garcia (PSDB) e Renata Abreu (Podemos) aparecem empatados com 3%. Vinicius Poit (Novo) tem 2% e o prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD) e o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB) estão com 1%. 

:: Lula fica estável e Bolsonaro perde fôlego em nova pesquisa PoderData ::

Em entrevista à Fórum em fevereiro, França se mostrou disposto a usar pesquisas de intenção de voto como critério para a escolha de quem vai representar o campo democrático em SP. Pré-candidato do PSB, o ex-governador trava a formação de uma ampla aliança encabeçada por Haddad.

Outros cenários

A pesquisa apresentou aos entrevistados quatro cenários de possibilidades da disputa pelo governo de SP, e Fernando Haddad lidera em todos. 

No cenário dois e sem os nomes de Márcio França e Guilherme Boulos, Haddad aparece com 30% das intenções de votos, Tarcísio tem 11%, Renata Abreu 7%, Rodrigo Garcia 5%, Poit e Ramuth 3%.

:: Ipespe: Haddad lidera pesquisa para governador e chega a 38% com apoio de Lula e Alckmin ::

A liderança de Haddad se mantém nos cenários três e quatro, onde o ex-ministro da Educação aparece com 31% e 35%, respectivamente. Os outros nomes se movimentam dentro da margem de erro. 

Segundo turno 

Haddad também lidera em todos os cenários de segundo turno. Contra o candidato de João Doria, Rodrigo Garcia, o petista aparece com 41% contra 25% do tucano.

Em um segundo turno contra o candidato do governo Bolsonaro, Tarcísio Freitas, Haddad tem 42% e o ministro da infraestrutura 27%. 

Caso a disputa fosse entre Haddad e França, o ex-ministro venceria com 38% contra 33% do candidato do PSB. 

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança dela é de 95%. Foram ouvidas 1.640 pessoas face a face entre os dias 11 e 14 de março. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com o número SP-03634-2022.