"PRORROGA STF"

Protestos em todo o Brasil pedem que STF prorrogue medida que proíbe despejos; veja como foi

Atos ocorreram nesta quinta (17) em ao menos 21 cidades; só no estado de SP, 42.499 famílias correm risco de remoção

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Movimentos populares percorreram ruas da cidade de São Paulo (SP) pedindo ao STF a prorrogação da medida que suspendeu remoções forçadas durante pandemia de covid-19 - MST

Movimentos populares foram às ruas em todo o Brasil, nesta quinta-feira (17), para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a estender a vigência da decisão do órgão de suspender remoções forçadas durante a pandemia de covid-19. A medida foi votada pelo STF em dezembro de 2021 e é válida até 31 de março, ou seja, daqui a duas semanas.

Os atos foram convocados pela Campanha Despejo Zero, entre outros movimentos, e tem como lema “Prorroga STF”. Segundo as entidades, a medida tem evitado que cerca de meio milhão de pessoas sejam despejadas.

Os protestos ocorreram em ao menos 21 cidades. Entre as capitais, estão São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Salvador (BA), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Belém (PA), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).  

De acordo com a Campanha Despejo Zero, São Paulo é o estado com o maior número de famílias sob o risco iminente de despejo, totalizando 42.499 famílias.

:: Contra despejos e por moradia digna, milhares se manifestam na avenida Paulista, em São Paulo ::

Veja como foram os atos por meio da cobertura feita pelo Brasil de Fato no Twitter: 

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho