segue a imunização

Cidade de São Paulo começa a aplicar quarta dose da vacina em idosos acima de 80 anos

Campanha tem início em outras cidades, como Diadema, Mogi das Cruzes e Sorocaba

|
Grupo poderá ser imunizados com qualquer um dos quatro imunizantes disponíveis, CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen - Secretaria Municipal da Saúde SP

A cidade de São Paulo antecipou para esta sexta-feira (18) o início da aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em idosos acima de 80 anos. Quem está nessa faixa etária e já completou o intervalo mínimo de quatro meses em relação à terceira dose pode procurar pelos postos de vacinação da capital para receber o reforço.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 250 mil idosos com 80 anos ou mais estão aptos a receber a quarta dose. O grupo poderá ser vacinado com qualquer um dos quatro imunizantes disponíveis – CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen –, todos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Inicialmente, a cidade começaria a campanha de reforço dos idosos na próxima segunda (21), seguindo o calendário estadual de imunização. Atualmente, a quarta dose só é aplicada nos grupos de pessoas com problemas no sistema imunológico, incluindo adolescentes com imunossupressão. 

:: O que se sabe sobre a deltacron ::

Além de São Paulo, a prefeitura de Diadema, na região do ABCD, já havia anunciado para quarta (16) o início da aplicação da quarta dose da vacina em idosos com 80 anos ou mais. Segundo o município, a antecipação foi possível devido ao estoque disponível para vacinar os 4.644 idosos nessa faixa etária e que receberam a terceira dose até novembro de 2021. “A dose adicional é recomendada para garantir maior proteção aos grupos mais vulneráveis. Os idosos têm mais riscos de sintomas graves e necessidade de internação. A vacina é a única forma de proteger nossos idosos”, destacou em comunicado à imprensa a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ferla Cirino.

900 mil idosos

Em Sorocaba, a imunização do grupo com a quarta dose começa neste sábado (19), das 8h às 14h. Adultos maiores de 18 anos também poderão receber a terceira dose. A partir de hoje, pessoas com 80 anos ou mais de Mogi das Cruzes também poderão agendar a quarta dose contra a covid-19. Segundo a prefeitura, a imunização do grupo começa na segunda (21). Outras cidades também devem seguir o calendário estadual. O governo de São Paulo calcula que 900 mil idosos que residem em território paulista poderão ser imunizados com a quarta dose. As datas para a vacinação dos demais grupos ainda não foram divulgadas pelo estado.

:: Racismo associado a variantes do coronavírus: por que a OMS adotou o alfabeto grego? ::

Mais de 10 milhões de pessoas estão com a dose de reforço atrasada no estado de São Paulo. O descompasso abre para divergência com relação à aplicação ou não da quarta dose. Há pouco mais de um mês, o médico sanitarista Gonzalo Vecina explicou à RBA como uma decisão mais prudente no momento a garantia do esquema básico de vacinação. Para o especialista, a atenção especial deveria ficar sobre a dose de reforço com a terceira.

Rio não antecipará

Nesta sexta-feira (18) pela manhã, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, declarou que o município somente irá aplicar a quarta dose da vacina contra covid um ano após a terceira. 

Em entrevista ao jornal O Globo, Soranz declarou que a cidade “não irá antecipar” o reforço. “Já está definido que vamos aplicar a quarta dose um ano após a terceira. Mas a quarta dose já está disponível para pessoas com algum tipo de imunossupressão, inclusive os idosos. A gente ainda não tem evidências científicas que embasem a antecipação neste momento. Quando tivermos, faremos.”

:: Mesmo com deltacron e surto na China, Queiroga quer rebaixar pandemia para "endemia" ::

No Rio Grande do Norte, contudo, a Secretaria estadual de Saúde Pública confirmou que vai iniciar a campanha de aplicação da quarta dose neste sábado (19). Poderão ser imunizados os idosos com 60 anos ou mais 

 

*Reportagem realizada com informações dos portais g1 e UOL