SEMANADOJOVEMELEITOR

Prazo para eleitores de 16 e 17 anos tirarem o título vai até maio; saiba como fazer pedido

Veja como solicitar o documento e outras informações na página especial criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Semana do Jovem Eleitor é uma campanha criada pela Justiça Eleitoral especialmente para quem tem 16 e 17 anos - Foto: Divulgação TSE

As eleições acontecem em outubro, e os jovens eleitores não podem ficar de fora desse dia tão decisivo para a história do país. O prazo para o alistamento eleitoral - ou seja, para tirar o título de eleitor pela primeira vez - termina no dia 4 de maio, e fazer a solicitação é muito simples.

O que fazer?

O primeiro passo é acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após informar a Unidade Federativa (UF) em que reside, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação; foto do comprovante de residência atualizado; e o certificado de quitação de serviço militar para homens com mais de 18 anos. Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento.

Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado aqui.

Acesse a página Tudo sobre o Título Eleitoral e fique por dentro.

Campanha

A Semana do Jovem Eleitor é uma campanha criada pela Justiça Eleitoral especialmente para quem tem 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo.

A iniciativa visa estimular esses cidadãos a tirar o título eleitoral e a participar ativamente do processo democrático do país, por meio da escolha de representantes para ocupar a Presidência da República, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, os governos estaduais e as assembleias legislativas. 

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa