Nordeste

Saiba o que é recaatingamento e como ele é fonte de renda para famílias do Semiárido

Organizações fazem replantio de espécies nativas no território, que já possui 13% dos solos comprometidos pela erosão

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Ação visa recuperar solo, reter água dentro da área e, também, realizar alguns plantios de espécies nativas - Associação Caatinga

A riqueza da fauna e flora da Caatinga, esse bioma exclusivamente nacional, é encontrada predominantemente no Semiárido. As plantas que nascem neste território apresentam modificações que permitem sua sobrevivência nos longos períodos de falta de água, quando a paisagem da mata branca, com árvores sem frutos e folhas, se espalha pela mata.

:: "Reecaatingar": conheça a ação para preservar o bioma exclusivo brasileiro ::

Essa vegetação também é responsável pela proteção do solo. Sem ela, o terreno sofre o processo de erosão causado pelo vento e pela água que arrastam os sedimentos e isso faz com que o solo seja menos fértil e com pouca capacidade de armazenamento de água, causando a desertificação. (Continua após o vídeo.)

Assista: 

 

 

:: Ameaça de desertificação: Caatinga perdeu 9% de área nos últimos 36 anos ::

Segundo dados divulgados em 2021 pelo o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens e Satélites, 13% da região semiárida está com os solos comprometidos. Para combater esse processo, algumas iniciativas, como as ações de recaatingamento, tentam reverter os impactos. O projeto é desenvolvido em comunidades rurais através do uso sustentável dos recursos naturais da caatinga.

No norte da Bahia, o recaatingamento é também promovido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) que desde 2009 envolve 31 comunidades em atividades de preservação nos municípios de Uauá, Curaçá, Jaguarari e Andorinha.

:: Paraíba perdeu 280 mil hectares de Caatinga nos últimos 30 anos ::

O objetivo é evitar o assoreamento, como explica Vanderlei Silva, técnico de campo do Irpaa.“As famílias se organizam para realizar algumas práticas de intervenções com o objetivo de recuperar solo, de reter água dentro da área e de, também, realizar alguns plantios de espécies nativas da caatinga principalmente nos períodos de chuva”, explica.

Além de ações que visam a preservação direta do meio ambiente, o recaatingamento promove capacitações para a geração de renda, valorizando produtos das atividades agroextrativistas sustentáveis, como a colheita e beneficiamento de frutas silvestres típicas desta vegetação, como o umbu e maracujá do mato. 

:: Área ocupada pela agricultura na Caatinga cresce 1456% em 36 anos; pastagens têm salto de 48% ::


Restauração na Caatinga deve ser uma ação integrada com o social/ Foto: Mateus Pereira/Governo da Bahia

Em Pernambuco, as ações são desenvolvidas pelo Centro Sabiá. Uma particularidade é a implantação de sistemas agroflorestais, onde se plantam espécies frutíferas, plantas de safra anual, forrageiras e nativas da Caatinga. 

Rivaneide Almeida, assessora técnica do Centro Sabiá, explica que a prática impacta em diversas atividades. “A caatinga também é uma floresta, uma mata. Então ela tem uma importância muito grande pra vida nesse lugar que é o semiárido. Sem a Caatinga não tem vida, não tem água, não tem vegetação, não tem produção de alimentos. Por isso, o recaatingamento é uma estratégia pensada para recomposição, para recuperação da vida nesse lugar”, afirma. 

:: Caatinga precisa ser prioridade em agenda ambiental, defende pesquisador ::

A Caatinga está presente em todo o Nordeste, mas para que ela não desapareça, não só as ações de recaatingamento são necessárias, como também o manejo sustentável do bioma.

Dessa forma, as plantas e os animais podem reproduzir e contribuir para restauração deste bioma tão importante para a população que vive no Semiárido.

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga