Ouça e Assista

Tempero: Inflação em alta e juros de 11,75% podem minar crescimento de Bolsonaro nas pesquisas

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Wiliams Campos

A economia do Brasil segue em uma crise sem precedentes. Com a alta de juros de 11,75%, agora o país só tem juro real menor que a Rússia, que enfrenta sanções gigantescas por conta do conflito com a Ucrânia. A inflação também segue em escalada e a tendência é de alta, já que os preços dos combustíveis tiveram aumento de, ao menos, 18% nas bombas. Este é um dos destaques desta semana no Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Uma economia que não decola também pode ser altamente prejudicial para a campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma leve melhora dos indicadores da economia brasileira, no começo do ano, já começava a reverter a enorme diferença do presidente em relação ao ex-presidente Lula (PT), que mesmo assim ainda lidera as pesquisas eleitorais. 


Assista ao Tempero da Notícia na íntegra:

Eleições

Nesta semana, a pesquisa Quaest/Genial revelou que Lula ainda mantém, com folgas, a liderança da intenção de votos para a eleição deste ano. A pesquisa estimulada mostra o ex-presidente com 44% dos votos. Bolsonaro foi a 26%. Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT), principais adversários da chamada terceira via, marcaram 7% e seguem sem embalar.

::Geraldo Alckmin confirma filiação ao PSB: "Não vamos desistir do Brasil"::

Guerra

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky negocia com a Rússia o fim da guerra. Em declarações, chegou a falar numa retirada do pedido ucraniano de ingressar na OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), apontada pelo presidente russo, Vladimir Putin, como uma das razões que determinaram a invasão. No entanto, dias depois, voltou a pedir armamentos para países europeus que visitaram Kiev nesta semana.

Por outro lado, Putin voltou a afirmar que não permitirá que países da OTAN sigam munindo a Ucrânia de armamentos para a guerra. Como aviso, chegou a bombardear uma base ucraniana há 25 quilômetros da fronteira com a Polônia. O local, especulam fontes, era utilizado por aliados da OTAN para treinamento do exército da Ucrânia.

::Xi Jinping e Biden discutem "responsabilidades" em primeiro contato desde guerra na Ucrânia::

Panela de Pressão

Na Panela desta semana está o Partido dos Trabalhadores na Bahia. Mesmo com quatro mandatos seguidos no estado, o partido não conseguiu, até este momento, organizar um palanque forte, que garanta o legado petista no nordeste. A Bahia é o quarto colegial do país.

Lula segue como favorito, mas uma desorganização do partido pode fazer com que menos deputados sejam eleitos e até, ao fim, perder o comando do estado.

Lava Jato mundial

Na Sopa de Letras desta semana, uma dica de literatura: Arapuca Estadunidense - uma Lava Jato Mundial, da editora Kotter. A publicação conta a história de Frederic Pierucci, executivo da Alstom, que foi perseguido pelos procuradores dos Estados Unidos. O método, parecido com a Lava Jato implantada no Brasil pelo ex-juiz Sergio Moro, a operação tinha o objetivo de enfraquecer a empresa francesa e abrir os mercados para gigantes estadunidense.

Onde assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h00, no YouTube do Brasil de Fato e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes