Nesta semana, manteve-se a tendência de queda do número de novos contágios e internações por covid-19 no Rio Grande do Sul, porém observa-se uma desaceleração no ritmo de redução destes indicadores. Já o número de óbitos manteve queda considerável. Há, ainda, uma nova alta na internação de crianças com diagnóstico positivo em UTIs, enquanto a faixa etária acima dos 80 anos foi a com maior registro de internações e óbitos durante o mês de março. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta sexta-feira (25), 3.418 novos casos confirmados e 20 óbitos em função da doença.
Nos últimos sete dias, 22.669 pessoas tiveram diagnóstico positivo registrado. Na semana passada, foram 26 mil casos confirmados, na retrasada 31,2 mil e na anterior 34,2 mil casos. Apesar da queda, os números seguem em alto patamar, visto que na última semana de 2021, antes da atual onda, foram registrados 5,7 mil novos casos.
Com uma média de 15 óbitos por dia nesta semana, os últimos sete dias tiveram a confirmação da morte de 91 pessoas por covid-19. Na semana passada foram 163 óbitos, na retrasada 246 e na anterior, 246. Os números seguem acima da última semana de 2021, quando 32 pessoas perderam a vida para a doença no estado.
O RS acumula um total de 38.970 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia. Já o número de pessoas com contaminação confirmada chega a 2.259.752. O estado é o quinto do país em número de vítimas fatais e o quarto com maior número de casos confirmados da doença, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Internações adultas em queda, aumento de crianças em UTIs
O número de hospitalizações pediátricas interrompeu a queda que das últimas semanas. Nesta sexta-feira, 19 crianças com covid-19 confirmada estão em leitos de UTI, cinco a mais que sexta-feira da semana passada, quando haviam 14 internadas. Já em leitos clínicos estão hospitalizadas 18 crianças, enquanto na sexta passada 19 estavam internadas.
As internações de adultos em leitos clínicos seguem em queda desde os primeiros dias de fevereiro, porém tem oscilado para cima e para baixo durante a semana, tendo alcançado a marca de 309 na segunda-feira (21). Nesta sexta, estão hospitalizados 320 pacientes com diagnóstico positivo. Há sete dias eram 357 pessoas internadas e, na sexta da semana retrasada, 452. No início do ano haviam 142 pessoas diagnosticadas com a doença em leitos clínicos.
Também em queda menos acentuada, as UTIs adulto registram nesta sexta 192 pacientes com covid-19. Na sexta da semana passada eram 218 casos positivos internados enquanto na retrasada eram 273. A primeira semana de janeiro registrou o patamar mais baixo desde maio de 2020, com 145 adultos com covid-19 em UTIs.
A taxa de ocupação de leitos de UTI segue pouco acima da marca de 60%. Hoje, dados da SES indicam ocupação de 62,4%. No início do ano, a taxa chegou a permanecer quatro dias abaixo de 50%.
Governo não emite Avisos ou Alerta novamente
Após reunião do Gabinete de Crise, nesta quinta-feira (24), foi definido que nenhuma região Covid do Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul, receberá Avisos ou Alertas nesta semana. É a segunda semana consecutiva sem necessidade de emissão, embora tenha sido observada uma desaceleração no ritmo de queda dos principais indicadores.
De acordo com o executivo estadual, nesta semana, a média móvel de casos confirmados apresentou redução de 8%. Com isso, a incidência semanal de casos no estado é de 233,5 casos a cada 100 mil habitantes. O número de internados, entre suspeitos e confirmados, reduziu em 136 – queda de 76 internados em leitos clínicos e de 60 em UTI.
Vacinômetro
O RS registrou, até esta sexta-feira (25), 87% da população residente com pelo menos uma dose, enquanto 77% está com o quadro vacinal completo. Já a dose de reforço foi aplicada em 38% da população residente.
Com relação à população vacinável, que passou a incorporar também as crianças maiores de cinco anos, 92% recebeu pelo menos uma dose, 82% está com o quadro vacinal completo e 40% recebeu a dose de reforço.
Ao se observar apenas o público infantil, de cinco a onze anos, verifica-se que 52% recebeu a primeira dose.
O RS recebeu, até o momento, 25.640.086 doses de vacina contra a covid-19, tendo distribuído 24.983.833 aos municípios. Destas, 9.576.590 foram usadas para primeira dose, 8.475.013 para segunda dose, 4.321.310 para dose de reforço, 154.327 para dose adicional e 308.896 para dose única. Foram aplicadas 90% das doses.
RS libera aplicação da 4º dose em idosos a partir de 80 anos
A SES anunciou nesta sexta a liberação imediata aos municípios para aplicação de uma nova dose para os idosos com 80 anos ou mais, conforme disponibilidade de doses. A nova aplicação é recomendada quatro meses após a dose de reforço. Se o idoso está com alguma outra dose em atraso, ele deve primeiro completar o esquema (primário ou reforço), dentro dos prazos referentes à vacina recebida.
No Rio Grande do Sul, a população total nesta faixa etária acima dos 80 anos é estimada em 326 mil pessoas. Dessas, 74% (cerca de 243 mil indivíduos) já fizeram a dose de reforço. Contudo, ainda há um expressivo número de pessoas com doses em atraso. Aproximadamente 26 mil não realizaram nem a primeira dose, outras 8,3 mil fizeram a primeira, porém estão com a segunda atrasada, além de outras 63 mil que estão com o reforço em atraso.
Entre as que já fizeram a dose de reforço, 180 mil pessoas já estariam no prazo para fazer essa quarta dose e outras 28 mil chegam no prazo de quatro meses até o final da primeira semana de abril.
Aumento nos casos e óbitos em pessoas com 80 anos
Conforme levantamento do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), a faixa etária acima dos 80 anos foi a com maior registro de internações e óbitos por covid-19 neste mês de março. Indivíduos dessas idades representaram 34% das hospitalizações e 56% dos óbitos no período. Em números absolutos, isso representou 192 internações (de um total de 558) e 71 óbitos (de um total de 128).
Segundo a SES, reforço diminui em até 17 vezes as chances de morte. Veja aqui mais detalhes.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
