ATENTADO

Explosão em estação policial de Bogotá alerta para aumento da violência antes das eleições

Uma criança morreu, 12 foram feridos e 60 casas foram afetadas pelos escombros

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Explosão na região sul da capital colombiana, Bogotá, na noite de sábado (27), alerta para aumento da violência pré-eleitoral - Polícia Nacional Colômbia

Uma explosão na estação de polícia de Arborizada Alta, no sul da capital colombiana, Bogotá, deixou uma criança morta e 12 feridos, entre eles cinco crianças. Cerca de 60 casas foram afetadas pelos escombros da explosão. A prefeita Claudia López ofereceu recompensa de US$ 79 mil (cerca de R$ 434 mil) por informações que ajudem a reconstituir a cena do crime. 

Segundo as autoridades colombianas, uma mala com um artefato explosivo foi abandonada em frente ao posto policial na noite de sábado (26).

No dia 5 de março uma bomba foi lançada na mesma região contra outra estação policial, onde mais tarde foram encontrados 20 kg de material explosivo.

O presidente Iván Duque classificou o ato como "terrorista" e visitou o lugar da explosão junto ao ministro de Defesa, Diego Molano, assegurando que irá aumentar os efetivos militares na zona.

A violência aumenta à medida que avança o calendário eleitoral. No dia 13 de março foram realizadas as eleições legislativas, nas quais a esquerda teve o melhor resultado dos últimos 40 anos, conquistando 19 cadeiras no Senado e 25 na Câmara de Deputados. 

No dia 29 de maio haverá eleições presidenciais e, segundo as últimas pesquisas de opinião, a coalizão Pacto Histórico, com Gustavo Petro e Francia Márquez, é favorita com cerca de 43 a 47% das intenções de voto. 

Leia também: ELN avalia que eleições colombianas de 2022 podem “abrir caminho para a paz”

Na última sexta-feira, outro líder social foi assassinado, somando 45 vítimas somente em 2022. Alcibíades Moreno Moreno foi morto a tiros próximo a sua residência no município de Muzo, província de Boyacá, sul do país. Desde a assinatura do Acordos de Paz, em 2016, foram registradas 288 chacinas com 1327 vítimas mortais, segundo levantamento do Instituto de Desenvolvimento da Paz (Indepaz).

 

* Com informações de Telesur e El Espectador

Edição: Sarah Fernandes