PROGRAMA DE RÁDIO

Em entrevista, Paraíba de Fato aborda o Dia Internacional da Síndrome de Down

E ainda teve matéria sobre a Eliminação da Discriminação Racial com o Coletivo Abayomi de Mulheres Negras da Paraíba

Ouça o áudio:

Patricia Falcão em entrevista sobre o tema da Síndrome de Down no programa Paraíba de Fato - Foto: Produção Brasil de Fato PB

No último sábado (26), o programa Paraíba de Fato destacou a importância de se debater a inclusão através de uma entrevista com a psicóloga e conselheira tutelar, Patricia Falcão, que falou sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down e como a sociedade ainda não está preparada para conviver com pessoas com desenvolvimento atípico. Patricia abordou as políticas públicas para pessoas com deficiência, explicou o que é a síndrome de down, falou sobre o enfrentamento ao preconceito, pontuou a inclusão e adaptação de crianças com down nas escolas públicas e privadas de João Pessoa, e contou um pouco de sua história quando descobriu que iria ser mãe de uma pessoa com Down. "Muitas mães quando descobrem passam pela fase do luto, não o luto de ter um filho ou filha com a síndrome de down, mas o luto da fantasia do filho dito perfeito, padrão. Eu não tive tempo de ter esse "luto", eu parti pra luta, pelos direitos do meu filho e para combater todo preconceito", afirmou a psicóloga.
 
O programa também trouxe uma matéria sobre o Dia Mundial de Eliminação da Discriminação Racial, com Terlúcia Silva, que é integrante do Coletivo de Mulheres Negras da Paraíba, o Abayomi. Terlúcia falou sobre a importância da data, o trabalho do coletivo Abayomi e sobre o Podpretas, podcast criado pelo coletivo para visibilidade da produção de conteúdo de mulheres pretas no estado. Ainda contamos com a participação e comentário do poeta e escritor paraibano, Jairo Cezar, sobre o Dia Mundial da Poesia; na Agenda Cultural da semana, divulgamos o show de Cátia de França, que ocorreu no sábado, dia 26, fechando o calendário de eventos em alusão ao mês da mulher.

O programa Paraíba de Fato vai ao ar todo sábado, na Rádio Sanhauá AM 1280, das 09h às 10h. Aos domingos, de 12h às 13h, a edição é reprisada na Rádio Mangabeira FM 104,9.

Confira aqui o programa completo e no Spotify

Edição: Polyanna Gomes