Fique ligado

Banco Central anuncia novo calendário de repescagem para saque de valores esquecidos

Em uma segunda fase, a partir do dia 2 de maio, o BC irá liberar mais fontes de recursos esquecidos no sistema

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para utilizar a plataforma, será necessário realizar um cadastro pelo site ou pelo aplicativo gov.br - Banco Central/Divulgação

Quem não solicitou a transferência de recursos deixados em instituições financeiras na primeira fase do programa do Valores a Receber do Banco Central (BC), tem uma nova oportunidade de sacar os recursos nesta semana. A partir do dia 2 de maio, mais valores serão liberados da segunda fase do programa. 

O novo cronograma tem como base a data de nascimento para pessoas físicas e a data de criação para empresas que têm valores a receber. 

Em 28 de março, foi a vez dos clientes nascidos e empresas criadas até 1947 solicitarem novamente o resgate. O calendário segue até 14 de abril, quando é a vez dos clientes nascidos e empresas criadas entre 1993 e 1997. Assim como na primeira fase, haverá repescagem para os clientes dos grupos daquela semana que perderam a chance de reagendamento.  

Novas datas de liberação dos Valores a Receber
Calendário da repescagem (Fonte: Agência Brasil)

A partir do dia 2 de maio, o BC irá liberar mais fontes de recursos esquecidos no sistema financeiro em uma segunda fase, que contará com um novo cronograma. 

De acordo com o BC, todos aqueles que realizaram a consulta dos valores nas primeiras vezes de liberação do recurso terão de fazê-la novamente. Isso porque as instituições financeiras atualizaram as informações enviadas ao Banco e, portanto, pode haver novos recursos esquecidos. Assim, mesmo quem já sacou dinheiro deve refazer a consulta, tanto agora como a partir do dia 2 de maio. 

:: Imposto de Renda: Confira prazos para declaração e restituições ::

"O sistema contará com informações novas repassadas pelas instituições financeiras. Ou seja, mesmo quem já resgatou seus recursos e quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o sistema, pois os dados serão atualizados e pode haver recurso novo", informou o BC. 

Confira o passo a passo 

Passo 1: Consulte se há valores a receber 

O primeiro passo é fazer uma consulta no site valoresareceber.bcb.gov.br para verificar se há valores a receber. Para essa primeira consulta, basta utilizar o número do CPF e a data de nascimento ou do CNPJ e a data de abertura no caso de empresas. 

Caso tenha algum dinheiro esquecido, o sistema irá informar uma data específica para retornar ao site para solicitar o resgate. Caso não tenha, refaça a consulta a partir do dia 2 de maio.  

Passo 2: Verifique os valores e solicite o resgate 

Volte ao sistema na data informada durante a consulta para solicitar a devolução. Nesta fase, o cliente poderá acessar as seguintes informações: os valores a receber, a instituição que deve devolver o valor; o motivo do crédito e dados adicionais, se houver.  

Os pedidos poderão ser feitos das 4h às 23h59.  

:: Greve dos servidores do Banco Central será decretada a partir de sexta-feira ::

Para utilizar a plataforma, será necessário realizar um cadastro pelo site ou pelo aplicativo gov.br. O cidadão precisará minimamente de um login gov.br nível prata ou ouro para acessar o sistema. O login gov.br nível "prata' ou "ouro" exige um nível maior de segurança, como o reconhecimento facial.  

Entenda: o que é a conta gov.br?
Saiba mais: como aumentar o nível de segurança do login? 

Passo 4: Escolha uma forma de resgate 

Os valores podem ser recebidos de duas formas. A primeira por via PIX na conta registrada no sistema. Nesse caso, os bancos e instituições financeiras precisam ter aderido a um termo específico do Banco Central.    

Um outro meio de pagamento é por transferência bancária. Nessa opção, o usuário deve informar os dados para receber os valores, e a instituição financeira escolhida entrará em contato para realizar a transferência.   

O montante será pago em até 12 dias úteis após a solicitação de transferência.  

Aqueles que perderam as datas de repescagem informadas durante a consulta poderão retornar aos sábados ou na segunda fase do programa, a partir de 2 de maio.  

Edição: Letícia Viola