distanciou

PoderData: com 42% das intenções de voto, Lula amplia vantagem sobre Bolsonaro que tem 31%

Distância entre Lula e Bolsonaro tem leve alta: era de 8 pontos percentuais há quatro semanas, agora está em 11

|

Ouça o áudio:

O levantamento mostra estabilidade na liderança de Lula na eleição para presidente, marcada para outubro - Marcelo Camargo/Agência Brasil - Ricardo Stuckert

Nova pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira (30) mantém o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 42%, 11 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL), que tem 31%.

Continua após publicidade

Com isso, o levantamento mostra estabilidade na liderança de Lula na eleição para presidente, marcada para outubro. Na amostragem anterior da pesquisa Poder Data, que tem feito sondagens quinzenais, Lula tinha 40% e Bolsonaro 30% – ante 40% a 32% quatro semanas atrás. Considerando-se apenas os votos válidos (descontados nulos, brancos e nenhum), Lula chega a 45%. Já a soma dos demais adversários citados pela pesquisa está em 55%.

Leia mais: Lula fica estável e Bolsonaro perde fôlego em nova pesquisa PoderData

A pesquisa PoderData mostra ainda os demais candidatos estacionados. O ex-governador dos Ceará Ciro Gomes (PDT) tem 7%, tecnicamente empatado com o ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro, Sergio Moro (Podemos), com 6%.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), tem 3%, o deputado federal André Janones (Avante-MG) tem 2%, e a senadora Simone Tebet (MDB-MT) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (ainda PSDB), têm 1% cada um. Vera Lúcia (PSTU) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo) não pontuaram. Brancos e nulos e não sabem somam 7%.

A pesquisa foi feita de 27 a 29 de março, com 3 mil entrevistas feitas por telefone com eleitores de 275 municípios em 27 unidades da federação. A margem de erro, segundo o PoderData, é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro no TSE é BR 06661/2022.


Pesquisa PoderData por sexo, idade e região / Reprodução

Segundo turno

Na simulação de um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, a pesquisa PoderData mostra Lula com os mesmos 50% de intenção de voto de duas semanas atrás. Bolsonaro, por sua vez, oscila de 36% para 38%, dentro da margem de erro. Considerados apenas os votos válidos, Lula venceria por 57% a 43%. Na pesquisa anterior, era 58% a 42%.