RACISMO

Papo na Laje: "Ser tratado diferente pelo tom da sua cor choca", dizem imigrantes africanos

Programa desta quinta (31) conversa com jovens que vieram de Angola e da República da Guiné para o Brasil

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No programa, Maria Tuvesse e Lamo Mohamed compartilham com a apresentadora Dani Câmara a experiência de ser imigrante e reflexões sobre o racismo no Brasil - Stefano Figalo/Papo na Laje

“Angola e Brasil têm uma relação extremamente forte. São países de culturas mistas e muito iguais. Imigrar é se posicionar no país e achar sua nova casa, foi isso que vim buscar e encontrei aqui”. O relato da atriz e trancista Maria Tuvesse abre o episódio desta quinta-feira (31) do programa Papo na Laje sobre ser imigrante africano no Brasil.

Acompanhada da família, ela migrou de Angola com o objetivo de concluir os estudos quando tinha apenas 14 anos. Maria conta que na adolescência enfrentou diferenças culturais já na escola, como a linguagem ou ser a única aluna de trança. Com a idade, a percepção sobre o racismo no país ficou mais evidente.

Leia mais: “A trança fez parte do processo de me descobrir negra”, diz jovem sobre importância do penteado

"Quando a gente vem para cá, não imagina a barreira da cor da pele. Claro que é normal encontrar diferenças em outro país. Mas pelo tom da sua cor você ser tratado diferente, isso realmente choca. Há uma certa diferença entre o negro brasileiro e o africano. Acompanhamos o caso do meu amigo Moïse, vivemos isso no dia a dia", afirma a jovem de 23 anos.

Para Lamo Mohamed, competidor de MMA, a viagem da República da Guiné até Salvador foi escondido em um navio cargueiro. Aos 27 anos, ele observa como o racismo está presente até nos comentários sobre a performance de atletas.

No programa, eles relembram a chegada no Brasil e também falam sobre a cultura africana e sonhos para o futuro.

"Como africano, uma das coisas que mais me afetou é que só mencionam nossa força e resistência. Em todas as minhas lutas era isso que ouvia. Em nenhum momento menciona técnica e inteligência. O africano foi escravizado por esse ditado, eles são fortes, resistentes, eles aguentam. Quando eu converso com outros jovens africanos é o que a gente entende. Nós somos inteligentes, técnicos também. A minha evolução no boxe não é só força”, disse Mohamed.

Papo na Laje é um programa sobre experiências de protagonismo da juventude das favelas e periferias do Rio de Janeiro. Toda quinta-feira um episódio inédito vai ao ar, às 18h, no YouTube e na TV Comunitária do Rio de Janeiro, com transmissão no canal 6 da NET.

Assista no YouTube, às 18h:

 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita