ASSISTA

Bem Viver na TV conta como a arte é um meio de tratar doenças relacionas à saúde mental

Programa é uma produção do Brasil de Fato dedicado a agroecologia, meio ambiente, alimentação saudável, saúde e cultura

Brasil de Fato (SP) |
Edson Ferreira é um dos artistas do Ateliê Livre do Nutrarte, em São Bernardo do Campo (SP), que alia arte ao atendimento de saúde mental - Nutrarte

Não existe uma explicação exata, mas é fato que a história está repleta de nomes que transformaram as próprias dores em obras preciosas - Van Gogh, Edvard Munch, Sylvia Plath, Bispo do Rosário, e tantos outros. Ainda hoje, a arte é utilizada dentro da rede brasileira de saúde mental como um meio de tratamento e expressão de liberdade. E é esta relação que é debatida no programa Bem Viver na TV deste sábado (2)

Veja mais: "Camponesas não produzem só a comida, mas produzem uma cultura", afirma Michela Calaça

O programa mostra algumas experiências que inspiraram liberdade e criação para que pacientes da saúde mental se revelassem artistas, como o Núcleo de Trabalho e Arte do município de São Bernardo do Campo,  um programa da Rede de Atenção Psicossocial que atualmente atende cerca de 83 usuários. 

Entre eles Edson Ferreira, artista e paciente do Capes há mais de dez anos. "Essa doença [esquizofrenia] me causa muito transtorno e muita dor. Às vezes eu sorrio, eu sou um cara alegre,  mas a doença me traz muita muita insatisfação, muita tristeza. E um mecanismo de escape de fuga é a arte. Eu uso a arte como forma de remédio. Ela acaba sendo remédio pra mim, né? Ela acaba me deixando mais em paz, mais feliz", relata Ferreira.

:: Namastê Messerschmidt: "Fazer agrofloresta é uma necessidade" ::

A educadora Sueli Bonfim, orienta e constrói junto com os usuários no Ateliê Livre do Nutrarte, ressalta que quando se dá liberdade, eles contam histórias. 

"A arte tem que ser do interior para o exterior. Ela não pode ser assim uma coisa que tem que ter um tema. Não é isso. É o que você quiser. E é dentro dessa liberdade que se constrói o trabalho individual", afirma Sueli.

Ainda falando sobre saúde mental, o sociólogo Fábio Mallart fala sobre a relação entre os presídios e manicômios judiciários no quadro Entrevista. 

E tem mais...

O Alimento é Saúde fala sobre como hábitos alimentares da infância influenciam a saúde na vida adulta. Por isso, nutricionistas insistem na importância de oferecer comida de qualidade desde a introdução alimentar das crianças. Mas esse é um desafio e tanto para as famílias, ainda mais em um momento de alta no preço dos alimentos.

No Comida de Verdade, Letícia Massula ensina a receita de peixinho da horta empanado e dá as dicas sobre as PANC, Plantas Alimentícias Não Convencionais.

No Momento Agroecológico, você vai conhecer as "sementes da paixão", como são chamadas as sementes crioulas que são tesouros genéticos e culturais no interior da Paraíba.

Como acolher uma pessoa que caminha para o fim da vida? A médica Maria Goretti Maciel traz algumas sugestões no Dica de Saúde.

Confira: "A cura dessa Terra passa pela mão das mulheres", afirma Txai Suruí no Bem Viver na TV 

O Bem Viver é uma produção do Brasil de Fato, exibida na Rede TVT, que abrange a Grande São Paulo. A produção vai ao ar às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU Recife, na TVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul. Confira a programação!

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Lucas Weber