SINDICAL

Na CUT, Lula pede ações para eleger Congresso que defenda trabalhadores

Também no JBA tarde, mais de 160 pesquisadores mobilizam manifesto contra a privatização da Eletrobras

Ouça o áudio:

Em encontro com diretoria da central, ex-presidente diz que movimento sindical tem a “missão heroica” de esclarecer a população para não “votar em pilantra” para deputado e senador - Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (4) em reunião na sede nacional da CUT que o movimento sindical tem a “missão heroica” de ajudar a eleger um Congresso Nacional de maioria progressista, com deputados e senadores voltados à defesa dos interesses da classe trabalhadora. “O que fazer para não deixar eleger pilantra? Esta é uma tarefa que os comitês terão de fazer. Temos de fazer algo diferente para colher algo diferente”, disse Lula, destacando a participação dos sindicatos nos comitês populares.

Continua após publicidade

Os comitês são uma rede que envolve movimentos sindicais e sociais, partidos progressistas e a população, com atuação em fábricas, comunidades, favelas e bairros das periferias, assentamentos rurais, comunidades quilombolas e vilas de pescadores, entre outros locais.

“Qualquer coisa que quisermos fazer vamos ter de passar pelo Congresso. Se não mudar o Congresso, não vamos conseguir fazer a contrarreforma que precisamos fazer. E se a gente ganhar e tiver minoria? Não adianta chorar”, disse.

Para o ex-presidente, a sociedade ainda não aprendeu a cobrar os parlamentares. “A gente precisa ensinar a cobrar, a fazer pressão na cidade onde onde moram os deputados, onde tem sindicatos. Não ir na porta e xingar, mas conversar”

Direitos

Segundo Lula, as representações sindicais também precisam sair na frente com uma narrativa capaz de ganhar as massas, ampliar espaço no Congresso e garantir a defesa e o respeito aos interesses dos trabalhadores. Citou como exemplo a ser combatido a falácia “empreendedorismo”, que leva trabalhadores a se tornarem, entre outras ocupações desprotegidas, motoristas de aplicativo. Praticamente sem direitos trabalhistas, são trabalhadores vivendo em regime “quase um escravo”, disse

O ex-presidente lembrou que essas narrativas reverberadas na imprensa alinhada aos governos neoliberais levaram à atual situação de informalidade e precariedade do emprego. “Atualmente, apenas 7% das categorias profissionais conseguem reajuste salarial acima da inflação. Quem consegue a inflação dá graças a Deus. Inventaram o trabalho intermitente. E não conseguimos construir outra narrativa”, disse, enfatizando que os sindicatos precisam aprender a conversar com a população, não apenas com os trabalhadores da sua base. “A gente vai ter de reconstruir tudo isso”.

Energia

O ex-presidente defendeu também o fortalecimento da mobilização em defesa da Eletrobras pelas centrais sindicais. Lula teme os efeitos da privatização da estatal de energia, sobretudo para as famílias pobres que foram beneficiadas pelo programa Luz para Todos. “Quando privatizar, empresário vai levar luz para essas pessoas?”, questionou. “É hora de juntar os cacos. A gente tem um legado para mostrar que somos melhores. Mas vamos ter de conversar com todo mundo”.

Confira as principais notícias desta segunda (04/04), no áudio acima.

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual

 

Edição: Rede Brasil Atual