tortura na ditadura

Lula sobre ataques da família Bolsonaro a Miriam Leitão: "Esse tipo de gente não presta"

Ex-presidente cita comentários de Eduardo Bolsonaro sobre tortura sofrida por jornalista e critica governo federal

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Lula concedeu entrevista a uma rádio do Paraná na manhã desta terça-feira (5) - Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a família do presidente Jair Bolsonaro (PL) "não presta para governar o Brasil". A declaração foi feita na manhã desta terça-feira (5).

Em entrevista à Rádio T, do estado do Paraná, o petista lembrou os ataques feitos por Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), contra a jornalista Miriam Leitão, do jornal O Globo.

Contexto: Conheça a história sombria do coronel Ustra, torturador e ídolo de Bolsonaro

Lula também falou sobre a incapacidade de o Executivo estabelecer diálogos com representantes dos movimentos sociais e sindicais, e citou a insensibilidade do governo diante da pandemia de covid-19.

"Temos um governo que vai terminar seu primeiro mandato sem conversar com sindicalistas, sem conversar com ninguém do movimento social, sem visitar nem sequer uma família que perdeu um parente por causa da covid", afirmou.

Bdf Entrevista: "Não basta eleger o Lula e manter o Congresso com a mesma composição", diz Guilherme Boulos

O ex-presidente relembrou que, no domingo (3), Leitão compartilhou em seu perfil no Twitter uma coluna que escreveu para o jornal intitulada “Única via possível é a democracia”. Em resposta, Eduardo Bolsonaro compartilhou a publicação e escreveu: “Ainda com pena da cobra”.

Durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985), a jornalista foi presa e torturada. Em um de seus relatos, Míriam, que estava que estava grávida à época, conta que foi colocada em uma sala escura com uma cobra.

"Estamos vivendo um período em que o presidente da República ataca a democracia todo dia, ataca a imprensa todo dia e, quando não ataca a imprensa, ataca jornalista. Não é o presidente sozinho, é toda a família", declarou Lula.

:: Haddad lidera com 31% para governo de São Paulo, aponta Paraná Pesquisas ::

"Nós temos um presidente que acaba de atingir com acusações que jamais poderiam ser feitas à Miriam Leitão, acusando ela porque ela foi presa. Esse tipo de gente não presta para governar o Brasil. Esse tipo de gente que enaltece o Ustra, que foi um torturador nesse pais", disse.

O presidente ainda fez comentários sobre o uso político pelo governo Bolsonaro das Forças Armadas e de símbolos como o da bandeira do Brasil.

Saiba mais: MEC teria tentado superfaturar ônibus escolares em mais de R$ 700 milhões; entenda

"Esse tipo de gente que tenta utilizar as Forças Armadas como se fosse dele, quando as Forças Armadas são uma instituição do povo brasileiro. Eles roubam a camisa do Brasil como se fosse partido dele. O que é de todos, ele tenta pegar para ele", concluiu.

Assista à íntegra da entrevista:

Edição: Vivian Virissimo