FIQUE ATENTO

Vai pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2022? Período para solicitar vai até 15 de abril

Data também vale para quem precisa justificar ausência na edição de 2021, requisito obrigatório para garantir isenção

Brasil de Fato | Cataguases (MG) |

Ouça o áudio:

Interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, devem realizar a inscrição na Página do Participante - Marcelo Camargo / Agência Brasil

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já podem solicitar a isenção da taxa de inscrição na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo  para realizar o processo, aberto desde a segunda-feira (4), termina às 23h59 do dia 15 de abril. 

O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado em 22 de abril. O candidato que não tiver o pedido aceito pelo Inep ainda poderá solicitar o recurso de 25 a 29 de abril. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85.

Análise: "Time que não faz, leva": Bolsonaro entra em campo com milicos, milícia e centrão

É importante destacar que a isenção da taxa não garante a participação no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, devem realizar a inscrição na Página do Participante, tendo como referência o edital específico, ainda a ser publicado pelo Inep.

Justificativa

Para justificar a ausência no Enem 2021 ou solicitar a isenção da taxa de inscrição para a edição de 2022, o participante precisa informar o CPF e a data de nascimento. As informações pessoais devem ser iguais às disponíveis na Receita Federal. E-mail e telefone para contato completam a solicitação.

Mais lidas: Em "ato falho", Bolsonaro liga morte de Adriano a Marielle e nega motivos para matar vereadora

Além disso, para ter a justificativa analisada, o participante deve enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Os documentos devem estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.

Quem pode solicitar a isenção?

O aluno que estiver cursando a última série do ensino médio no ano de 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; O participante que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; O estudante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Veja também: Quais são as regras atuais para a entrada de brasileiros na Europa?

Quais documentos devo apresentar?

Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar; Cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; Declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola; No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Edição: Vivian Virissimo