meio ambiente

Crime ambiental envolve trabalho escravo e tráfico de drogas; entenda no Programa Bem Viver

Instituto Igarapé analisou 300 operações policiais na Amazônia Legal e em metade havia ligação com crime organizado

Ouça o áudio:

Estudo aponta relação de crime ambiental com violência - Takumã Kuikuro / Fotos Públicas
Posse de armas e crimes violentos também estão atrelados a infrações ambientais

Falar sobre crime ambiental é, na verdade, falar sobre uma extensa cadeia de infrações e delitos, como crimes violentos, trabalho escravo, tráfico de drogas e posse de armas, explosivos ou munições.

Está é a conclusão do Instituto Igarapé, uma organização não-governamental que atua nas áreas de segurança pública, climática e digital. Nesta semana a instituição publicou um relatório que analisa pelo menos 300 operações policiais na Amazônia Legal.

Segundo a pesquisa, metade das operações analisadas está ligada a associações ou organizações criminosas. Acompanhe repercussão na edição de hoje (7) do Programa Bem Viver.

Guilherme Boulos

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, referência nacional na luta por moradia, fala com o programa BdF Entrevista, em papo repercutido no Bem Viver.

Na conversa Boulos, que é atual pré-candidato a deputado federal em São Paulo, analisa a luta por moradia no país, comenta a decisão do Supremo Tribunal Federal de manter a proibição de despejos até o final do ano e fala sobre suas expectativas com as eleições de 2022.

Até a última semana ele estudava a possibilidade de sair candidato pelo Psol ao governo paulista. Porém, o político abriu mão o cargo para concorrer a outro posto dentro do parlamento nacional.

Prêmio Megafone

O Bem Viver o resultado do Prêmio Megafone, uma iniciativa que busca reconhecer ativistas sociais. Um dos selecionados na premiação foi padre Júlio Lancelloti, referência nacional no atendimento de pessoas em situação de rua.

Além dele, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) foi destacado por seu papel de protagonista em ações de doações de alimentos durante a pandemia.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes