movimento negro

‘Continuo Preta’: Programa Bem Viver relembra legado da filósofa Sueli Carneiro

Autora da biografia de Sueli conta porque ela é considerada uma das mais importantes intelectuais brasileiras

Ouça o áudio:

Pela primeira vez, uma mulher negra recebe o mais importante título concedido pela Universidade de Brasília (UnB) - Andre Seiti/Divulgação
Sueli soma 40 anos de ativismo pelo movimento negro

Sueli Carneiro, um nome que enegreceu o feminismo brasileiro. Em pelo menos 40 anos de ativismo, a intelectual negra combinou o trabalho acadêmico com a escrita e ajudou a qualificar políticas públicas e colocar as mulheres como protagonistas do movimento negro.

De olho nesse legado, a edição de hoje (11) do Programa Bem Viver traz uma entrevista especial com a jornalista Bianca Santana, autora do livro “Continuo Preta”, uma biografia da filósofa Sueli Carneiro, uma das maiores intelectuais brasileiras.

Neste ano, Sueli recebeu dois reconhecimentos importantes: foi considerada a personalidade do ano pelo Prêmio Jabuti de Literatura, o mais importante do Brasil e ganhou o título de Honoris Causa da Universidade de Brasília, se tornando a primeira mulher negra a ganhar o prêmio.

CPI no MEC?

A semana em Brasília começa com a seguinte pergunta: haverá mais investigação contra o governo do presidente Jair Bolsonaro? Segundo a oposição, já há assinaturas necessárias para instalar mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para investigar os escândalos no Ministério da Educação (MEC).

São duas acusações principais envolvendo a pasta. A primeira diz respeito a presença de pastores não ligados ao governo que determinariam o destino das verbas da pasta. Segundo denúncia de prefeitos, as negociações se davam por meio de pedidos de propina.

O outro caso diz respeito a um suposto superfaturamento na compra de ônibus escolares pelo MEC. Documentos apontam que havia a intenção de comprar os veículos por R$ 700 milhões a mais que o valor de mercado.

Mesmo com as denúncias e a pressão política, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ainda não se declarou sobre a necessidade da CPI.

Samba Pernambucano

Já ouviu falar de Samba Pernambucano? O estado é famoso pelo Frevo, mas por vezes essa fama acaba escondendo outras manifestações culturais muito fortes em Pernambuco, como o samba.

Inclusive, muito do estilo que conhecemos hoje tem muito da cultura popular do estado, segundo a produtora cultural Gabi Apolônio, que estuda a história musical de Pernambuco.

Recentemente ela lançou o documentário “Mapeamento dos Fazedores do Samba”, que reúne depoimento de lideranças e artistas do gênero em Pernambuco.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes