luta indígena

Acampamento Terra Livre chega ao penúltimo dia; acompanhe no Programa Bem Viver

Ontem, Lula participou da mobilização e se comprometeu a criar um Ministério Indígena se eleito

Ouça o áudio:

Indígenas da etnia Yawalpiti no acampamento Terra Livre em Brasília (DF); atividades acontecem até 14 de abril
Indígenas da etnia Yawalpiti no acampamento Terra Livre em Brasília (DF); atividades acontecem até 14 de abril - Carl de Souza / AFP
Acampamento Terra Livre é a maior mobilização indígena do país

A edição de hoje (13) do Programa Bem Viver vai direto a Brasília para acompanhar as mobilizações do Acampamento Terra Livre, a maior mobilização indígena do país. Ontem participaram do evento e o pré-candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva, que se comprometeu a criar um Ministério Indígena se eleito.

O ato contou ainda com a presença da ativista Sônia Guajajara, da deputada federal Joênia Wapichana e de outras lideranças indígenas. Lula discursou após uma série de manifestações e foi homenageado pelo movimento indígena;

O Acampamento Terra Livre segue até amanhã (14), quando estava prevista a votação do polêmico Projeto de Lei 191, que libera mineração em terras indígenas. Por conta de toda mobilização, o presidente da Câmara, Arthur Lira, não confirmou se o texto irá para votação.

Ainda assim, o projeto pode ser colocado na pauta a qualquer momento, assim como outras propostas extremamente polêmicas sobre a temática ambiental.

‘O título é nossa arma’

O ativista, escritor e pensador Ailton Krenak, reconhecido internacionalmente pela difusão da ideia de cosmovisão dos povos indígenas, completa a programação do Bem Viver, que repercute uma conversa om o autor feita pelo programa BdF Entrevista.

Krenak tem cinco livros publicados. Ele nasceu em Minas Gerais, na região conhecida como Médio Rio Doce. Na conversa ele fala sobre a importância do voto e da participação nas eleições para mudar a política do Brasil e “dar um basta nessa direta ignorante”, segundo suas palavras.

Uma das primeiras e mais marcantes aparições públicas de Krenak ocorreu durante a votação da Constituição de 1988, em Brasília, e entrou para a História: ele discursou para o plenário lotado enquanto pintava o próprio rosto com uma tinta preta indígena, em claro sinal de protesto.

Moraes Moreira

Há exatos dois anos o Brasil perdia o músico Moraes Moreira, aos 72 anos. Se ele foi famoso na carreira solo, foi eterno na composição com o grupo Novos Baianos.

Natural de Ituaçu, interior da Bahia, Moraes Moreira cantou a maior parte da vida composições próprias e muitas delas são sucesso até hoje, como “Lá vem o Brasil descendo a ladeira” e “Preta, Pretinha”.

As canções abalou as estruturas da música nacional, especialmente com o álbum dos Novos Baianos “Acabou Chorare”, repleto de composições de Moraes Moreira.


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Sarah Fernandes