PRESERVAÇÃO

Jovens da ilha de Marajó (PA) exigem participação popular em programa do governo federal

Também nessa edição, MPF pede ação urgente contra garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

Ouça o áudio:

Programa foi lançado em 2019 pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - Reprodução/Agência Brasil

Por meio de um programa de aceleração de coletivos e organizações, jovens da Ilha de Marajó, no Pará, desenvolveram uma campanha que ajuda a garantir a participação popular no programa ‘Abrace o Marajó’, do ministério da mulher, da família e dos direitos humanos.

O programa foi instituído a partir de um decreto de março 2020, visando, segundo o governo federal, o desenvolvimento da região, que apresenta um dos mais baixos índices de desenvolvimento humano do brasil. A população local, no entanto, alega que o 'abrace o marajó' foi construído e iniciado de forma unilateral, e que tem estimulado o aumento de conflitos de terra e ameaças a comunidades tradicionais.

A campanha realizada pelo Observatório do Marajó teve como foco a propagação de informação sobre o assunto. A organização construiu uma plataforma com conteúdos e referências sobre o tema que foram adaptados para circular em bike sons nos municípios e nas redes sociais.

 A equipe também fez o lançamento da música e videoclipe do rapper Marajoara Bart MC, de 23 anos, que havia sido ameaçado de morte por questões políticas na região. A ação repercutiu na imprensa e também entre atores públicos, como destaca Roberta Aragão, coordenadora de comunicação do observatório.

A campanha realizada pelo Observatório do Marajó foi possível devido a um programa de inovação e aceleração na Região Amazônica, criado pelo Laboratório de Clima da Purpose, uma organização que cria soluções de impacto social.

O projeto nasceu com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento institucional e das campanhas e projetos das organizações e coletivos participantes por meio de capacitação e aporte financeiro. Ao longo do último ano, já foram sete entidades paraenses atendidas.

A seleção do observatório do Marajó para o programa  foi feita para fortalecer tanto o trabalho da organização contra o projeto do governo federal quanto a própria população marajoara, explica a estrategista sênior da Purpose, Ana Clara Toledo.

Confira as principais notícias desta terça (12/04), no áudio acima.

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual

Edição: Rede Brasil Atual